Topo

Peça escrita pelo papa João Paulo II estreia amanhã em São Paulo

São Paulo

18/05/2012 14h10

A obra teatral "Enlace - A Loja de Ourives", escrita por Karol Wojtyla em 1960 antes de tornar-se o papa João Paulo II, estreará no sábado no Teatro da PUC de São Paulo.

A peça, escrita quando Wojtyla era bispo da cidade polonesa da Cracóvia, leva à cena a história de amor de três casais, unidos através de um personagem simbólico, o ourives, em cuja joalheria são comprados os anéis de casamento.

Dirigida por Roberto Lage e com a atriz Françoise Forton no elenco, a obra aborda os conflitos e inquietações do casamento e foi escrita pelo então futuro papa sob o pseudônimo de Andrezj Jawien.

A peça conta com numerosas versões, entre elas uma ópera e uma adaptação cinematográfica em 1989, dirigida por Michael Anderson e interpretada por Burt Lancaster, Olivia Hussey e Bing Cross.

Karol Wojtyla sentia desde a infância uma grande paixão pelo teatro, que cultivou até pouco após ser eleito pontífice em 1978. A peça ficará em cartaz até o próximo dia 8 de julho com sessões às sextas-feiras, sábados e domingos.