Topo

Animais de "Madagascar 3" invadem Cannes

18/05/2012 08h43

Javier Alonso.

Cannes (França), 18 mai (EFE).- A animação voltou nesta sexta-feira ao Festival de Cannes com a apresentação da terceira versão da série "Madagascar", que conta a história dos animais do zoológico nova-iorquino que voltam à cidade depois de um tour na Europa.

A DreamWorks chegou à Costa Azur com uma artilharia de filmes de ação, desta vez em 3D, além de um novo capítulo dirigido a seis mãos e com as vozes de estrelas de Hollywood, como explicaram à imprensa. Mais uma vez, os programadores do festival trouxeram a Cannes um filme destinado a ser sucesso nas bilheterias e confirmam o interesse de contar com produções em 3D, embora ainda sem concorrer pelos prêmios.

Eric Darnell (diretor também de "FormiguinhaZ", o primeiro filme de animação de DreamWorks), Tom McGrath (com quatro direções) e Conrad Vernon, que realizou "Monstros vs Aliens" e "Shrek 2", reconheceram que o filme possui diversas referências. McGrath explicou a um grupo de jornalistas antes da exibição oficial do filme que "Operação França" é uma delas e comentou a espetacular perseguição pelas ruas de Mônaco com o filme começa.

"Trabalhávamos juntos o tempo todo", disse Darnell, que contou que 600 pessoas estiveram envolvidas para fornecer elementos ao roteiro que sustenta a história.

A trama conduz aos já conhecidos Alex (o leão, com a voz de Ben Stiller), a zebra Marty (com a voz de Chris Rock), a girafa Melman (David Schwimmer), a hipopótama Gloria (com a voz de Jada Pinkett-Smith) e a jaguar Gia (Jessica Chastain) rumo ao zoo nova-iorquino, embarcados em um circo de nome "Zaragoza" que antes os leva para Roma e Londres.

Além desses, há a voz de Frances McDormand, uma policial francesa, a capitã Chantelle Dubois. De acordo com os diretores, a personagem teve inspiração em Marlene Dietrich. Martin Short é outra das estrelas de Hollywood que dá sua voz com sotaque italiano para o foca Stefano. O ator admitiu seu ofício lhe traz diferentes experiências, como essa de dublador.

Emocionante e com todo o poder de uma animação computadorizada, este filme em 3D permite adentrar em um território de imagens quase oníricas que lembram a alguns clássicos da Disney.

Perguntada pela imprensa, Jada Pinkett-Smith se referiu a "Branca de Neve" como um dos filmes que a marcaram a sua infância, e destacou que os diretores não excluíram que "Madagascar" chegue a uma quarta versão. Enquanto isso, David Schwimmer contou que sua referência em animação desde a infância tinha sido precisamente um clássico da Disney, "O livro da selva". "Eu era obsessivo com animais, em vê-los ganhando vida", explicou o ator de "Friends".

Jessica Chastain volta após um ano intenso, quando despertou a atenção mundial por sua interpretação em "A Árvore da Vida" que levou em 2011 a Palma de Ouro. Em doze meses, a atriz passou pela candidatura ao Oscar, ao Bafta britânico e ao Globo de Ouro.

Ela ainda brincou ao comentar a relação entre o salário e o trabalho de dublar um filme de animação. "Disseram para mim: você vai dizer um par de frases e te dão 20 milhões de dólares. Isto último não aconteceu", disse.