Topo

Festival ibero-americano terá 23 filmes brasileiros e 48 estrangeiros

"Laranja, Vermelho, Amarelo", de Mark Rothko, em exposição na Christie"s, antes de ser leiloado  - AFP PHOTO/Stan HONDA
"Laranja, Vermelho, Amarelo", de Mark Rothko, em exposição na Christie's, antes de ser leiloado Imagem: AFP PHOTO/Stan HONDA

Nova York,

08/05/2012 23h05

Rio de Janeiro, 8 mai (EFE).- O Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo (Cinesul) anunciou nesta quarta-feira a programação de sua 20ª edição, que acontecerá no próximo mês de junho no Rio de Janeiro e que conta com 23 filmes brasileiros e 48 dos demais países da região.

Os países com mais filmes na mostra competitiva são Brasil, sendo que três dos 23 são longas-metragens; Espanha, que participa com 14 curtas; e México, que inscreveu 12 filmes, três de longa duração.

Oito filmes competirão na categoria de longa-metragem de ficção, entre elas a brasileira "A Coleção Invisível", de Bernard Attal; a venezuelana "Brecha en el Silencio", de Luis e Andrés Rodríguez; a mexicana "La Cebra", de J. Fernando León e a argentina "El Sexo de las Madres", de Alejandra Marino.

Também participam desta categoria a boliviana "Rodante", de Ariel Soto; a chilena "La pasión de Michelangelo", de Esteban Larrain; a portuguesa "Florbela", de Vicente Alves e a produção "La llamada", do diretor equatoriano David Nieto Wenzell, produzida por Argentina, Equador e Alemanha.

A mostra de documentários contará com oito filmes: as brasileiras "Mataram Meu Irmão", de Cristiano Burlam, e "Belo Monte, Anúncio de uma Guerra", de André D' Elia; a chilena "Calafate, Zoológicos Humanos", de Hans Mülchi Bremer; as argentinas "Moreno", de Virna Molina e Ernesto Ardito, e "Blackie: una vida en blanco y negro", de Alberto Ponce.

Além disso, competirão nesta categoria a peruana "Retrato Peruano del Perú", de Carlos Sánchez e Sofía Velázquez e as mexicanas "Gimme the Power", de Olallo Rubio, e "Mi Amiga Bety", de Diana Garay.

Na seção de curtas-metragens foram selecionados 55 filmes de países como Brasil, Argentina, Cuba, Espanha, México, Peru, Venezuela, Colômbia e Cuba, além de uma co-produção hispânico-equatoriana e outra hispânico-brasileira.

A 20ª edição do Cinesul será realizada entre os dias 4 e 16 de junho no Rio de Janeiro e os prêmios serão outorgados através de votos populares e de um júri.