Topo

Internautas usam bom humor para driblar lei eleitoral francesa

06/05/2012 13h35

(Por lei, esta notícia não pode ser divulgada na França).

Bruxelas, 6 mai (EFE).- Os internautas franceses usaram neste domingo a hashtag #RadioLondres no Twitter para driblar com bom humor a lei que proíbe a difusão de resultados parciais ou de pesquisas em território francês até o fechamento dos colégios eleitorais às 20h locais (15h de Brasília).

A violação dessa norma na França pode ser sancionada com uma multa de até 75 mil euros e, de fato, a justiça francesa investiga alguns meios de comunicação, tanto franceses como estrangeiros, que no primeiro turno não respeitaram essa regra.

No entanto, os internautas não têm muitas dificuldades para urdir estratagemas bem humorados e evitar uma alusão direta aos candidatos.

O usuário Tourrenc Regis, por exemplo, escreveu no Twitter que "Na Bélgica, o gouda (queijo holandês - referência a Hollande) é vendido entre 52,5 e 53 euros", tentando informar assim a votação alcançada pelo candidato socialista, segundo sites e jornais belgas.

Outros usuários da rede social assinalavam que os voos que saíam dos Países Baixos com destino à França chegavam com um calor tropical de 53 graus centígrados.

Como já ocorreu no primeiro turno, esses tweets são acompanhados pela hashtag #RadioLondres, em referência à época na qual, enquanto a Resistência se organizava na França contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, as ondas da emissora "BBC" de Londres chegavam às rádios francesas.