Topo

Pianista espanhol que se apresenta em São Paulo elogia ritmo dos brasileiros

São Paulo

03/05/2012 18h27

O pianista espanhol Javier Perianes, que fará nesta quinta-feira (3) um concerto em São Paulo, no qual interpretará o compositor Manuel de Falla, elogiou em entrevista à Agência Efe a capacidade de "sentir e viver o ritmo" dos músicos brasileiros.

Perianes afirmou que na Europa os músicos precisam aprender o conceito de ritmo, enquanto os brasileiros já nascem com ele.

O pianista, que já trabalhou com maestros como Zubin Mehta e Daniel Barenboim, disse que o público brasileiro tem um vínculo tradicional com a música clássica. Perianes citou a brasileira Guiomar Novaes, reconhecida internacionalmente pela maneira como interpretava as composições, e disse que ela foi "uma das grandes pianistas de todos os tempos".

Perianes interpretará nesta noite uma peça para piano e orquestra do compositor espanhol Manuel de Falla. Para o pianista, este músico se conecta muito bem com o gosto do público brasileiro.

A apresentação de Perianes será na tradicional Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Perianes elogiou muito o espaço, uma sala modernizada localizada dentro de um edifício histórico e disse que o local tem uma acústica "milagrosa".

Antes de chegar ao Brasil, Perianes se apresentou no Chile e em Hong Kong. Há alguns anos, ele tocou no Rio de Janeiro e Brasília, mas esta será sua primeira apresentação em São Paulo.