Topo

Inspiração de Jorge Amado, Ilhéus celebra o centenário do escritor

03/05/2012 23h57

Ilhéus (Brasil), 3 mai (EFE).- Ilhéus, cidade que inspirou a obra do escritor Jorge Amado (1912-2001), celebrará em agosto o centenário do autor com um ambicioso programa cultural apresentado nesta quinta-feira.

O projeto "Amar Amado", anunciado pela Prefeitura de Ilhéus, município do sul da Bahia, irá comemorar entre 4 e 12 de agosto o centenário do autor de "Capitães da Areia" com seminários, música, teatro e dança.

As autoridades de Ilhéus, terra de plantações de cacau nas quais transcorrem muitas das histórias de Jorge Amado, esperam que os atos culturais em homenagem ao escritor atraiam dezenas de milhares de pessoas a essa cidade de 230 mil habitantes.

O prefeito da cidade, Newton Lima, disse à Agência Efe que Jorge Amado "é filho da região" e que graças a ele a cultura, a história, a gastronomia e as belezas naturais da Bahia foram apresentadas ao mundo.

André Guimarães, um dos organizadores da celebração, explicou que Ilhéus é, "com suas igrejas, casarões, história e imagens", o lugar ideal para promover este evento que homenageia "um dos mais importantes escritores da literatura brasileira em todos os tempos".

Estiveram presentes à apresentação do projeto "Amar Amado" dois dos netos do aclamado autor, assim como autoridades municipais e estaduais que anunciaram a restauração de edifícios de importância histórica da localidade.