Topo

Após deserdar, atores cubanos pedirão asilo nos EUA

28/04/2012 21h38

Miami (EUA), 28 abr (EFE).- Os dois atores cubanos que desapareceram logo após entrar nos Estados Unidos, onde estavam para apresentar no Festival de Cinema de Tribeca de Nova York o filme "Una Noche" que ambos protagonizam, pedirão asilo ao governo americano.

A informação foi confirmada por Anailín de la Rúa e Javier Núñez Florián, ambos de 20 anos, em entrevista exclusiva concedida à rede de televisão "América Televisión", na qual relataram que passaram uma semana em Miami "assustados" e "sem querer sair da casa" de um tio dela, que vive nesta cidade.

"O que mais quero é continuar atuando. É o que eu mais gosto, mas trabalharia em qualquer outra coisa, porque o que eu quero é lutar", explicou Núñez, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Tribeca.

O prêmio por seu desempenho em "Una Noche", dirigida por Lucy Molloy, está dotado de US$ 2,5 mil e foi dividido com seu colega de elenco, Dariel Arrechada.

Durante a entrevista, realizada na sexta-feira, De la Rúa disse sentir-se parte da geração de jovens cubanos que buscam desesperadamente sair de seu país, mas "graças a Deus vim aos EUA de avião e não pelo mar".

Já Anailín chorou ao ver as imagens do Festival de Tribeca e pediu perdão a Arrechada por ter desaparecido sem avisar.

Núñez e Anailín, que interpretam dois irmãos no filme, se conheceram durante o processo de seleção de elenco e se apaixonaram. Ambos compartilhavam o sonho de ir aos EUA.

"Era algo que falávamos constantemente. Ali (em Cuba) a juventude não tem futuro. Queríamos ajudar nossos pais", explicou o ator.

"Já preparamos uma grande parte dos papéis para solicitar o asilo, e eu acredito que na semana que vem os apresentaremos e poderemos ter uma resposta relativamente rápida", afirmou o advogado dos jovens, Willy Allen.

Os atores saíram de Cuba rumo a Nova York junto com outros integrantes da equipe do filme, mas na quarta-feira da semana passada se separaram quando fizeram escala em Miami.

O filme conta a história de Raúl e Elio, dois adolescentes cubanos que enfrentam o dilema de abandonar a ilha na busca da promessa de uma vida melhor em Miami.