Topo

Cineasta brasileira ganha bolsa de estudo em NY junto com outros latinos

23/04/2012 21h10

Nova York, 23 abr (EFE).- A cineasta brasileira Ana Petra Costa, junto com outros diretores do Chile, Bolívia e Argentina, ganhou uma bolsa de estudos de US$ 10 mil do Fundo Latino-americano de Artes do Instituto de Cinema Tribeca, em Nova York.

O fundo concede bolsas de estudos a longas-metragens em animação, documentários filmes ou meios de comunicação híbridos em desenvolvimento avançado, produção ou pós-produção. Podem concorrer cineastas que vivem e trabalham no Caribe, México, América Central e América do Sul, destacou nesta terça-feira o Instituto em comunicado oficial.

Ana Petra ganhou o prêmio pelo seu projeto "Elena", um filme que conta a viagem de Petra, uma jovem mulher brasileira que sonha em ser atriz, apesar da oposição de sua mãe. Mesmo com as advertências, Petra se muda para Nova York, e depois começam a ser revelados os motivos do conselho da mãe.

Da mesma forma, os cineastas Francisco Hervé (Chile), Claudio Araya Silva (Bolívia) e Alejo Hoijman (Argentina) foram premiados com bolsas de estudo. O chileno pelo filme "City of the Caesars", a boliviana por "Quando os mortos estão mais Secos" e o argentino por "The Shark's Eye".

O Instituto de Cinema Tribeca ainda informou que a diretora Cristina Ibarra e o diretor Diego Araujo ganharam o prêmio Vozes nas categorias de documentário e narrativa, respectivamente. O prêmio é concedido a cineastas latinos, maiores de 21 anos, que vivam e trabalhem nos EUA, e que aprensentem visões e histórias que reflitam suas culturas.

"Nos sentimos orgulhosos de apoiar os ganhadores deste ano e ajudar estes seis cineastas a desenvolverem seus filmes", disse no comunicado de imprensa Ryan Harrington, diretor de Programação de Documentários filmes do Instituto de Cinema Tribeca.

Os filmes ganhadores foram selecionadas por um júri de profissionais da indústria que inclui o ator e cineasta argentino Ricardo Darín ("O segredo de seus olhos").