Topo

Mostra fotográfica retrata violência e desigualdade na América Latina

19/04/2012 16h04

Rio de Janeiro, 19 abr (EFE).- Uma exposição fotográfica que aborda a crua realidade da violência e da desigualdade na América Latina a partir do olhar de 15 artistas da região será aberta ao público oficialmente nesta sexta-feira no Rio de Janeiro.

A mostra, intitulada "Peso e leveza. Fotografia latino-americana entre o humanismo e a violência", apresenta no Instituto Cervantes 73 fotografias com foco nas situações problemáticas e violentas da sociedade contemporânea.

"'Peso e Leveza' também reflete como as desigualdades sociais convivem com a certeza da vida e a necessidade de resgatar o lado humano", explicou à Agência Efe Rosina Cazali Escobar, uma das coordenadoras da mostra.

"O conteúdo da exposição segue o que é sugerido no título da mesma: peso e leveza são dois polos opostos que se atraem, se contradizem e encontram tensões permanentes", completa Cazali.

Todos os fotógrafos selecionados para essa mostra são latino-americanos e, segundo a coordenadora, "possuem em comum muita sensibilidade pelas problemáticas descritas, que vão além de algo meramente geográfico ou político".

A compilação destas 73 fotografias é o resultado de uma seleção feita no final de 2010 em Cartagena (Colômbia) e em Manágua (Nicarágua) pela PHotoEspaña, que, por sua vez, contou com apoio do Instituto Cervantes e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

A exposição fotográfica ficará aberta ao público até o dia 16 de junho na sede do Instituto Cervantes, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.