Topo

Instituto Cervantes celebra Dia do Livro na segunda-feira

19/04/2012 15h01

Madri, 19 abr (EFE).- O Instituto Cervantes celebrará o Dia Internacional do Livro na próxima segunda-feira, 23 de abril, em sua sede central e nos 77 centros espalhados pelo mundo com várias atividades, como conferências, leituras e concursos.

Na sede central do Instituto Cervantes em Madri e em Alcalá de Henares será feita uma homenagem a Nicanor Parra, poeta chileno que receberá o Prêmio Cervantes este ano. Na terça-feira, seu neto, Critóbal Ugarte, entregará uma doação em nome de seu avô.

O diretor do Instituto, Víctor García de la Concha, será um dos primeiros encarregados de começar a leitura do Quixote no Círculo de Belas Artes de Madri a partir das 18 horas da segunda-feira. Além disso, várias sedes centrais participarão da atividade tradicional de ler o romance de Cervantes por videoconferência ou conexão telefônica, que chegou a sua 14ª edição.

No Cervantes de Brasília, haverá uma adaptação teatral do livro de Miguel Delibes "Cinco horas com Mario", com a atriz Victoria Peña, e as escritoras Elvira Navarro e Mercedes Cebrián debaterão sobre a inter-relação entre narrador e leitor.

Em Londres, o escritor argentino Andrés Neuman apresentará a versão em inglês de um de seus romances mais reconhecidos, "O viajante do século", que conquistou o Prêmio Alfaguara em 2009.

Em Xangai terá uma apresentação de um conjunto de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Valladolid, e a bailarina profissional Jessie Wang dirigirá oficinas de flamengo.

Neste sábado, 21 de abril, o peruano Fernando Iwasaki estará presente na sede do Instituto Cervantes em Tóquio para falar sobre "Objetos funerários"(2004), um conjunto de 89 microrrelatos com um cenário comum: o terror. Além disso, o escritor venezuelano Ednodio Quintero fará parte da mesa redonda.

Além disso, nos 77 centros pertencentes ao Instituto Cervantes também serão desenvolvidas diversas atividades durante o dia 23 de abril, com a programação completa no site do instituto (www.cervantes.es).