Topo

Após problemas cardíacos, escritor alemão Günter Grass está fora de perigo, diz clínica

O poeta Günter Grass em sua casa na Alemanha (5/4/12) - EFE
O poeta Günter Grass em sua casa na Alemanha (5/4/12) Imagem: EFE

17/04/2012 10h30

Berlim, 17 abr (EFE).- O estado de saúde do escritor alemão Günter Grass é estável e ele não corre risco de morte, segundo divulgou nesta terça-feira a clínica Asklepios St Georg, onde o autor está internado.

O jornal alemão "Bild" publicou nesta segunda-feira que Grass, de 84 anos, teve problemas cardíacos e deu entrada num hospital. O comunicado da clínica de Hamburgo disse ainda que ele deverá retornar para casa no próximo fim de semana e que o escritor está trabalhando de seu quarto.

Fontes ligadas a Grass afirmaram que ele foi hospitalizado para realizar uma revisão médica que já estava programada. O prêmio Nobel de Literatura de 1999 se envolveu numa polêmica recentemente após publicar o poema "O que deve ser dito", no qual acusa Israel de ameaçar a paz mundial com seu arsenal nuclear.

Grass se referiu aos planos de Israel de atacar o Irã e destruir sua população. O escritor disse ainda que precisava dizer isto antes que fosse tarde demais. Por isso, especulou-se que a decisão de escrever o poema teve relações com seu aparente delicado quadro de saúde.

O governo israelense reagiu duramente contra as palavras de Grass e declarou o escritor "persona non grata" no país. O autor foi atacado também por ter declarado em 2005 que serviu na Waffen-SS, a força militar nazista.