Topo

Bienal de Brasília terá renomados autores latino-americanos e mundiais

13/04/2012 17h13

Brasília, 13 abr (EFE).- A primeira edição da Bienal do Livro e Leitura de Brasília terá início neste sábado na Esplanada dos Ministérios e segue por dez dias com a presença de renomados autores latino-americanos e mundiais, além de uma homenagem ao nigeriano Wole Soyinka, vencedor do Prêmio Nobel.

Segundo um comunicado da organização do evento, participarão da Bienal cerca de 50 escritores de todo o mundo, além de educadores, editoras e distribuidoras.

A americana Alice Walker, o argentino Juan Gelman e o chileno Antonio Skármeta, são alguns dos destaques da programação.

No primeiro dia da Bienal, será realizada uma homenagem a Soyinka, que já se encontra em Brasília. Na abertura oficial, será entregue o Prêmio Brasília de Literatura, que contará com a presença do governador do Distrito Federal de Brasília, Agnelo Queiróz, entre outras autoridades.

Em seguida, ocorrerá a Jornada Literária da América Hispânica, atividade com alguns dos nomes mais destacados da literatura hispano-americana contemporânea em diálogo com jovens talentos das letras. A reunião propõe o encontro entre Brasil e o conjunto da América Latina sob a coordenação do jornalista e escritor Eric Nepomuceno.

A Bienal conta com um extenso programa de oficinas, seminários, conferências, exibição de filmes adaptados de textos literários e exposições. Também haverá apresentações musicais, como o show de Caetano Veloso no penúltimo dia.

A festa literária será encerrada no próximo dia 23, data que coincide com o aniversário da morte de dois grandes nomes da literatura mundial: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.