Topo

Israel declara Nobel de Literatura Günter Grass como persona non grata

08/04/2012 10h29

 Israel declarou neste domingo como persona non grata o escritor alemão e Prêmio Nobel de Literatura Günter Grass por um poema divulgado na semana passada no qual advertia que o Estado judeu era uma ameaça para o mundo por seu poderio nuclear.

"Os poemas de Grass incentivam as chamas do ódio contra Israel e o povo de Israel, e são uma tentativa de fomentar a ideia da qual fez parte publicamente quando vestiu o uniforme das SS", disse hoje o ministro do Interior israelense, Eli Yishai, ao justificar sua decisão.

Os porta-vozes do ministro explicaram ao site do jornal "Ha'aretz" que, de acordo com as leis de imigração e entrada em Israel, o escritor foi declarado persona non grata e, portanto, não terá acesso permitido ao país.

O ministro também destacou que "se Grass quer continuar divulgando sua criação deforme e enganosa, sugiro que o faça no Irã, lá encontrará ouvintes", em alusão à comparação que o escritor fez entre os dois países.

Na última quinta-feira, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rebateu os argumentos de Grass ao afirmar que "é o Irã, e não Israel, que representa uma ameaça para a paz mundial".

"A vergonhosa comparação que fez entre Israel e o Irã, um regime que nega o Holocausto e defende a destruição de Israel, diz muito pouco sobre Israel e muito sobre o próprio Grass", afirmou o primeiro-ministro em nota oficial.

Aos 84 anos e com grande reputação na Alemanha, Grass denunciou o programa atômico de Israel com um texto intitulado "Was gesagt werden muss" ("O que é preciso dizer"), publicado simultaneamente pelo "Süddeutsche Zeitung", jornal de referência na Alemanha, o espanhol "El País", o americano "The New York Times" e o italiano "La Repubblica".

O poema foi tachado como antissemita pela comunidade judaica na Alemanha e por Israel, e criticado por diversos políticos alemães. EFE

elb/id