Topo

George Clooney leva primavera a Berlim para rodar seu novo filme

Detalhe da pintura "Retrato de Lisa Gherardini del Giocondo, a La Gioconda" encontrada no Museu El Prado, em Madri (27/3/2012) - REUTERS/Charles Platiau
Detalhe da pintura "Retrato de Lisa Gherardini del Giocondo, a La Gioconda" encontrada no Museu El Prado, em Madri (27/3/2012) Imagem: REUTERS/Charles Platiau

Paris

27/03/2012 14h55

Berlim, 27 mar (EFE).- A primavera chegou nesta quarta-feira a Berlim graças ao ator e diretor George Clooney, que, para rodar seu novo filme, "The Monuments Men", teve que retirar o gelo das calçadas e colocar pequenas árvores verdes no histórico bairro de Nikolaiviertel.

Além disso, alguns estabelecimentos próximos ao prédio da Prefeitura Vermelha mudaram sua aparência para ganhar um toque francês. Alguns comércios locais, por exemplo, se transformaram em um "Tabac Bar" (Tabacaria) e um "Magasin de Vêtements" (loja de roupa) do final da Segunda Guerra Mundial.

Muito popular entre os turistas, o bairro Nikolaiviertel se transforma no set de filmagem deste filme, baseada na história real de um grupo de historiadores de arte aliados que, no final da Segunda Guerra Mundial, tentam resgatar alguns bens culturais depredados pelos nazistas.

Além de diretor, Clooney, de 51 anos, também aparece como o ator principal desta trama, na qual compartilha o protagonismo com outras estrelas do nível de Matt Damon, Cate Blanchett, Bill Murray, Jean Dujardin, Bob Balaban, Hugh Bonneville e John Goodman.

As filmagens de "The Monuments Men" foram iniciadas há duas semanas em Berlim e na vizinha Brandeburgo, embora as baixas temperaturas e o inverno prolongado tenham obrigado os produtores a mudar os planos.

Assim, Clooney optou por começar com os planos interiores nos estúdios de Babelsberg, em Potsdam, a capital do estado federado de Brandeburgo.

O filme, baseada no livro de Robert M. Edsel e Bret Witter, conta a história real de um batalhão ordenado por Franklin D. Roosevelt a invadir a Alemanha para recuperar as obras de arte roubadas pelo Exército nazista e devolvê-las aos seus legítimos proprietários.

Com as peças artísticas confinadas atrás das linhas inimigas e as ordens do Exército alemão de destruir tudo durante a queda do III Reich, o compromisso do batalhão acaba ganhando ares de "missão impossível", mas não aquele estrelado por Tom Cruise.

No entanto, os sete homens que formam este batalhão, denominado "The Monuments Men", arriscarão suas vidas em uma corrida contra o tempo para proteger e resguardar as maiores conquistas da humanidade.