Topo

Irmãos Nan fazem sucesso na China com música feita com vegetais

17/03/2012 06h03

Antonio Broto.

Pequim, 17 mar (EFE).- Os irmãos Nan, dois músicos do sul da China, conseguem interpretar trechos de "Carmen" com uma gaita feita de cenouras e com um clarinete de alface, mas agora sonham em levar sua música "vegetariana" para o resto do mundo.

Nan Weitong e seu irmão menor, Nan Weiping, ficaram famosos por todo país ao aparecerem no "China Got Talent's", a versão oriental do programa britânico que consagrou a cantora Susan Boyle.

"Começamos tocando instrumentos tradicionais chineses, mas depois passamos a usar verduras e hortaliças. Desde pequenos, quando morávamos no campo, já usávamos os legumes para fazer barulhos", disse Weitong em sua casa, onde outra artista de seu povo, Liu Juan, participa com eles nos shows caseiros.

Liu e os irmãos Nan, originários da província de Anhui (próxima a Xangai), não hesitam em oferecer aos jornalistas um recital com todo seu instrumental vegetariano, que inclui batatas, batatas-doce, brotos de bambu e talos de lótus, tudo comestível.

A maioria dos instrumentos vegetais funciona a partir de pequenos orifícios nas hortaliças, que são feitos com brocas e medidos com precisão para que suas distintas profundezas gerem diferentes notas ao serem sopradas.

"Não é somente furar. Temos que secar os orifícios com esponjas ou com outro material absorvente, além de usar pequenos truques caseiros, como cobrir os buracos com mel para que eles possam endurecer e, finalmente, produzir música", contou à Agência Efe Weiping.

O irmão mais novo explicou que estes instrumentos são bastante efêmeros e, às vezes, só podem ser usados durante alguns dias. "Porem, aqui não desperdiçamos nada. Depois que tiramos a parte seca dos instrumentos, nós comemos os vegetais", comentou entre risos.

Os irmãos Nan na realidade são capazes de transformar em instrumentos musicais qualquer tipo coisa, e seu recital não se limita somente aos alimentos, já que demonstram muita perícia para criar harmonia com um tubo de pasta de dentes, uma torneira e um cano.

Apesar de toda a variedade apresentada, o instrumento favorito dos irmãos Nan é uma espécie de órgão elaborado com garrafas de refrigerante, que foi inventado por eles mesmos. Neste, Weitong mostra maestria e também uma grande agilidade.

"A ideia das garrafas foi uma das primeiras e surgiu por pura casualidade, quando estava bebendo água no verão e, ao soprar sem querer, escutei uma nota musical", lembrou o músico, que sonha em apresentar-se fora da China.

"Queremos ser mais reconhecidos e ganhar o mundo", comentou Liu, que aprende com os irmãos Nan a arte de tirar música de qualquer objeto, comestível ou não, e ressaltou que seria uma boa ideia criar uma grande orquestra de instrumentos vegetais.

Os três músicos são capazes de tocar mais de 60 instrumentos, e já tiveram a honra de atuar no complexo de Zhongnanhai,tocando para o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e o presidente, Hu Jintao.

Enquanto levam sua música vegetal por distintas cidades do país asiático, os músicos sonham em poder atuar no exterior e asseguram que, pelo menos, não vão passar fome com a orquestra de vegetais. EFE

abc/fk-rsd