Espanha devolverá ao Egito 8 peças faraônicas de 4 mil anos
Cairo, 11 mar (EFE).- O governo espanhol devolverá ao Egito oito peças faraônicas que datam da VI dinastia (2374-2192 a.C.) e que haviam saído do país de maneira ilegal em 1999, informou neste domingo o Ministério de Relações Exteriores egípcio.
As antiguidades, que são de pedra caliça, pertencem à tumba de Eimb Hur, um dos mais importantes personagens da VI dinastia, e têm inscritos em hieróglifo o nome e os títulos do proprietário da sepultura.
As peças foram descobertas na região de Kom el-Khamasin, na localidade monumental de Saqqara, a grande necrópole que foi a antiga capital do Egito, Mênfis, situada a 25 quilômetros ao sul do Cairo.
Segundo o comunicado divulgado neste domingo pelo Ministério das Relações Exteriores egípcio, ainda é necessário especificar a data na qual as autoridades espanholas entregarão as peças à embaixada egípcia em Madri.
O governo do Egito explicou que o acordo para a recuperação das antiguidades foi alcançado após uma série de contatos legais e diplomáticos entre a legação egípcia e as autoridades judiciais e governamentais espanholas.
O embaixador do Egito na Espanha, Ayman Zain el-Dine, soube em setembro de 2010 que a Polícia de Barcelona havia apreendido oito peças faraônicas que estavam em posse de antiquários, segundo a nota.
Após cumprir os trâmites necessários, a embaixada egípcia recebeu no sábado uma carta do governo espanhol na qual foi informado que aceitava a entrega das peças, acrescenta o comunicado.
13 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
BOICOTEM ESSE pais chamado Espanha, que ADORA BARRAR BRASILEIROS em seus aeroportos.
Continuam nos saqueando, agora de forma oficial, através da telefonicas e santanderes, com péssimo serviços e altas taxas bancárias.