Topo

Damien Hirst quer abrir sua própria galeria em Londres

11/03/2012 18h53

Londres, 11 mar (EFE).- Damien Hirst, um dos artistas britânicos vivos mais em alta no momento, pretende abrir sua própria galeria de arte em Londres em 2014, revela ele em entrevista publicada neste domingo pelo jornal "The Observer".

A galeria, que já começou a ser construída no bairro de Lambeth, mostrará as principais peças de sua coleção privada, que inclui cerca de 2 mil obras de artistas como o pintor Francis Bacon, o grafiteiro Banksy e outros criadores contemporâneos.

"Seria como minha própria galeria Saatchi", declara o artista, em alusão à sala que o colecionador Charles Saatchi, descobridor de jovens talentos britânicos como (em sua época) Hirst, abriu no oeste de Londres para abrigar sua coleção.

Conhecido por sua arte conceitual que inclui esculturas de animais suspensos em formol, e que o fez milionário, Damien Hirst prepara uma grande exposição na Tate Modern, Meca da arte contemporânea situada às margens do rio Tâmisa, em Londres.

A exposição, que ficará aberta entre 4 de abril e 9 de setembro, mostrará a obra mais cara do artista, uma caveira com diamantes incrustados avaliada em 50 milhões de libras (R$ 140 milhões), idealizada por Hirst, mas elaborada pela joalheria Bentley and Skinner.

Ele já teve mostras em outros países como Itália e Mônaco, mas esta será sua primeira exposição sozinho na Tate, que o consagrará como um dos artistas mais influentes do Reino Unido.