Topo

García Márquez comemora seus 85 anos ao lado de familiares no México

Gabriel García Márquez posa com seu neto Mateo (esq.) e o assistente Genovevo Quirós em sua casa em San Ángel, na Cidade do México (6/3/2012).  - EFE/Mario Guzmán
Gabriel García Márquez posa com seu neto Mateo (esq.) e o assistente Genovevo Quirós em sua casa em San Ángel, na Cidade do México (6/3/2012). Imagem: EFE/Mario Guzmán

México

06/03/2012 17h43

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do prêmio Nobel de Literatura, comemora nesta terça-feira 85 anos em companhia de sua família em sua residência na capital mexicana, no bairro de Pedregal de San Ángel.

"Gabo" aceitou que uma equipe da Agência Efe o fotografasse em sua casa, onde entre 1965 e 1966 ele escreveu sua obra mais importante, "Cem Anos de Solidão", que teve com uma das suas inspirações o livro "Pedro Páramo", do mexicano Juan Rulfo.

As imagens do autor, que surgiu com um grande sorriso, foram feitas no jardim de sua residência ao lado de seu neto Mateo García e de seu empregado, Genovevo Quirós.

Outro funcionário do escritor, Mónica Alonso, disse à Efe que García Márquez não planejou nada de especial para a data.

A casa está repleta de arranjos de flores enviados ao romancista, que chegou no México em 1961 encorajado pelo também escritor colombiano Álvaro Mutis.

O México celebrará Garía Márquez com diversas atividades em todo o país, entre elas duas exposições sobre a vida e obra do autor de romances como "Ninguém Escreve ao Coronel", "Má Hora" e "O Amor nos Tempos do Cólera".

A coordenadora nacional de Literatura do Instituto Nacional de Belas Artes (INBA), Stasia de la Garza, disse que o objetivo é que sua presença esteja em todo o país e que o povo se aproxime de sua obra.

Aos 85 anos do romancista se somam as comemorações dos 60 anos de seu primeiro conto ("A Terceira Resignação"), os 45 anos da publicação de "Cem anos de solidão", os 30 do prêmio Nobel e os dez anos desde que ele começou a publicar suas memórias.