Entretenimento

"Sleeping Girl", de Lichtenstein, será leiloada pela Sotheby's em NY

24/02/2012 14h27

Nova York, 24 fev (EFE).- A icônica pintura "Sleeping Girl", realizada há quase meio século por Roy Lichtenstein, será leiloada no próximo dia 9 de maio durante uma sessão da Sotheby's, que espera arrematar essa obra por mais de US$ 30 milhões.

Esta tela, que faz parte das pinturas de Liechtenstein inspiradas nas histórias em quadrinhos, é considerada "como uma das obras mais icônicas da arte americana do pós-guerra", como descreveu um porta-voz da casa de leilões ao anunciar essa venda.

Segundo a Sotheby's, essa obra - uma das mais reconhecidas do pintor americano, que retrata o rosto de uma jovem loira dormindo -, permaneceu em mãos de um colecionador privado durante os últimos 48 anos.

Outras pinturas desta coleção, que retratam outras mulheres dormindo, integram as galerias relacionadas com a Pop Art em vários museus internacionais ao redor do mundo, como o de Arte Moderna de Nova York (Moma).

"Sleeping Girl é uma das grandes obras-primas do século XX, assim como as mulheres de Pablo Picasso, Constantin Brancusi e Amedeo Modigliani", assinalou Tobias Meyer, responsável de Arte Contemporânea da Sotheby's.

Segundo Meyer, "as mulheres de Liechtenstein aparecem como uma das obras de arte mais desejadas da atualidade. "Sleeping Girl é cobiçada desde 1964, o ano em que foi pintada", exalta o responsável de Arte Contemporânea da Sotheby's.

"É surpreendentemente, fresca e vibrante. É como se esta tela tivesse sido pintada ontem", disse Meyer, que ressaltou que antes do leilão a tela poderá ser contemplada pelo público em exposições que a casa de leilões organizará em Los Angeles, Hong Kong, Londres e Nova York.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo