Topo

Blocos arrastam 4 milhões de pessoas no carnaval do Rio de Janeiro

22/02/2012 11h47

Rio de Janeiro, 22 fev (EFE).- Quatro milhões de pessoas dançaram ao ritmo dos blocos no carnaval do Rio de Janeiro deste ano, que terminou na madrugada desta quarta-feira, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo.

Esse foi o número de participantes, entre cariocas e turistas, dos desfiles organizados por 316 blocos em várias ruas da cidade durante os cinco dias de festa de um dos maiores carnavais do mundo.

Segundo o balanço divulgado nesta quarta pela Secretaria de Turismo, o bloco que mais atraiu foliões foi o "Cordão da Bola Preta", um dos mais tradicionais da cidade e que desfilou no sábado pela principal avenida do centro do Rio de Janeiro, para delírio de pouco mais de 2 milhões de pessoas.

Outro dos mais disputados foi o "Sargento Pimenta", criado há um ano e que reuniu 60 mil pessoas para dançar e cantar músicas dos Beatles em ritmo de samba.

A Prefeitura do Rio explicou que apesar de o carnaval já ter acabado oficialmente, ainda há desfiles programados até o próximo domingo, como o "Me beija que sou cineasta", organizado por diretores e atores de cinema e que começou sua apresentação na manhã desta quarta-feira.

A programação inclui 36 desfiles que serão realizados no próximo fim de semana, entre os quais o do Monobloco, um dos mais populares, marcado para o próximo domingo e que geralmente atrai multidões.

Os desfiles dos blocos, que antes não contavam com a força que têm atualmente, disputaram o interesse do público com as escolas de samba do Grupo Especial, que se apresentaram no Rio nas noites de domingo e segunda-feira e que tiveram a reduzida presença de 145 mil pessoas neste ano.