Entretenimento

"O Grito", de Edvard Munch, será leiloado em Nova York em maio

21/02/2012 17h04

Nova York, 21 fev (EFE).- "O Grito", de Edvard Munch, será leiloado em Nova York no próximo dia 2 de maio como parte de uma venda de arte impressionista e moderna na qual pode alcançar um preço de US$ 80 milhões, já que é a única versão desta obra-prima que ainda está nas mãos de um colecionador particular.

Simon Shaw, um porta-voz da Sothebys, casa responsável pelo leilão, informou que o quadro "define a modernidade e é instantaneamente reconhecível porque é uma das poucas imagens que transcendem a história da arte e que tem um alcance global".

Shaw acrescentou, em comunicado de imprensa, que este é um momento "particularmente propício" para que essa obra-prima pintada em 1895 saia ao mercado, já que em 2013 se completa o 150º aniversário do nascimento de seu autor.

O quadro, a única versão das quatro existentes que ainda pertence a um colecionador, está atualmente com Petter Olsen, cujo pai foi amigo, vizinho e empregador de Munch, e, nesse sentido, Shaw assinalou que se trata de "uma oportunidade sem precedentes para comprar uma obra de semelhante influência".

Por isso, e "pela pouca frequência com a qual verdadeiros ícones saem ao mercado", Shaw apontou que "é complicado antecipar o valor de "O Grito", embora o sucesso recente na venda de obras-primas sugere que o preço possa superar os US$ 80 milhões".

Esta obra fundamental expressionismo será exposta ao público a partir do dia 13 de abril em Londres, e, desde o dia 27 desse mesmo mês poderá ser contemplada em Nova York.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo