Topo

Blocos de rua dão continuidade ao Carnaval carioca após desfiles das escolas

21/02/2012 13h51

Rio de Janeiro, 21 fev (EFE).- Os blocos de rua seguem animando os cariocas e turistas nesta terça-feira, o último dia oficial do Carnaval, depois do fim dos desfiles das escolas de samba, que agora aguardam a definição da campeã deste ano para começarem a pensar na festa de 2013.

Apenas cinco horas depois do final dos desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, o tradicional bloco das Carmelitas já se concentrava em uma praça do boêmio bairro de Santa Teresa para iniciar o seu esperado desfile.

A bateria do bloco, formada por 120 músicos, arrastou aproximadamente de 10 mil cariocas e turistas pelas ladeiras de Santa Teresa. No meio da multidão, muitos foliões apareciam fantasiados de freira, em alusão à suposta religiosa que escapou do convento das Carmelitas de Santa Teresa para desfrutar o Carnaval, um fato que ocorreu há muitos anos e deu origem ao nome do bloco.

Além do Carmelitas e do Vagalume, que também saiu cedo pelas ruas do Jardim Botânico, outros 30 blocos estão com desfiles programados para este último dia formal de Carnaval. Apesar de a festa acabar oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas, os blocos seguem pelas ruas do Rio até sábado.

Os interessados em aproveitar o último dia formal do Carnaval carioca podem acompanhar os desfiles da Banda de Ipanema e do Rio Maracatu, dois dos blocos mais populares e cujas baterias começam a tocar a partir das 18h.

Os blocos, que deram um novo impulso ao Carnaval carioca ao possibilitar uma diversão gratuita, arrastaram verdadeiras multidões neste ano.

O mais popular de todos, o "Cordão do Bola Preta", fez seu desfile pelas ruas do centro do Rio no último sábado e reuniu aproximadamente 2 milhões de pessoas, segundo a Polícia Militar.

Para embalar ainda mais o Carnaval deste ano, a Prefeitura autorizou a apresentação de 476 blocos e transferiu seus desfiles para avenidas mais amplas e de fácil acesso.

Apesar dos desfiles das escolas de samba ainda ser a maior atração do Carnaval carioca, considerado o maior espetáculo ao ar livre do mundo, suas apresentações são limitadas ao sambódromo, que nesta terça-feira já estava em silêncio.

Depois dos desfiles das 13 escolas de samba que compõem o Grupo Especial, realizados no domingo e na segunda-feira, as agremiações da primeira divisão do Carnaval carioca esperam a divulgação das notas dos jurados oficiais. A definição da campeã será realizada na tarde desta quarta-feira.

Entre as favoritas para ficar com o título do Carnaval carioca 2012, aparecem a Vila Isabel e a Portela, segundo os críticos do prêmio Estandarte de Ouro, realizado pelo jornal "O Globo".

Dentro dessa premiação paralela, a Vila Isabel venceu os prêmios de melhor escola do carnaval, melhor enredo, melhor ala das baianas, melhor mestre-sala e melhor porta-bandeira.

A mesma premiação outorgou a Portela os prêmios de melhor samba, melhor intérprete, melhor bateria, melhor passista masculino e melhor passista feminina.

Essas duas escolas, que se destacaram no Estandarte de Ouro, abordaram temas africanos na avenida. A Vila Isabel dedicou seu desfile a Angola, enquanto a Portela evocou à Bahia, especialmente às divindades das religiões afro-brasileiras que marcam esse estado.

A Portela desfilou confiante na popularidade de seu samba, considerado um dos melhores do Carnaval deste ano. Já a Vila Isabel agradou o público com alegorias que retratavam animais selvagens e deuses africanos, além da referência ao ritmo angolano kuduro em suas batidas.