Topo

Lula, Caetano e Gil são destaques da 2ª noite de desfiles em SP

19/02/2012 09h24

São Paulo, 19 fev (EFE).- Mesmo sem ter comparecido ao sambódromo do Anhembi, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos destaques da segunda noite de desfiles das escolas de samba de São Paulo, junto com Caetano Veloso e Gilberto Gil, que estrelaram o enredo da Águias de Ouro sobre a Tropicália.

Lula, que se recupera do tratamento contra um câncer na laringe, não pôde ir ao desfile da Gaviões da Fiel, que o homenageou, mas esteve presente em dezenas de imagens e fantasias dos integrantes da escola, e gravou um vídeo exibido em um carro alegórico.

Na mensagem transmitida em um telão, o ex-presidente disse que a apresentação da Gaviões homenageia "todos os brasileiros que tiveram que enfrentar dificuldades, sair da terra natal e trabalhar duro para construir um país mais justo".

Entre carros e fantasias que homenageavam Lula, chamou a atenção a apresentação da bateria, cujos integrantes usavam barbas postiças e roupas de operário na primeira parte do desfile, e após chegarem ao recuo, trocaram de roupa e se tornaram presidentes da República.

No último carro alegórico, à frente do telão que transmitia a mensagem gravada por Lula, sua esposa Marisa Letícia e o presidente do Corinthians, Andrés Sánchez, fecharam a homenagem.

No desfile da Águia de Ouro, dedicado à Tropicália, Caetano e Gil brilharam ao lado de outros grandes nomes da MPB, como Rita Lee, Cauby Peixoto e Ângela Maria.

No abre-alas da escola, que evocava o Brasil como país tropical, estava Helô Pinheiro, a eterna musa que inspirou Tom Jobim e Vinícius de Moraes a comporem "Garota de Ipanema", cuja primeira interpretação em público completará 50 anos em agosto.

A cultura também esteve refletida no desfile da Mocidade Alegre, dedicado ao escritor Jorge Amado em função do centenário de seu nascimento.

A segunda noite de desfiles em São Paulo foi aberta pela Dragões da Real, escola que estreou na principal categoria do carnaval paulista com uma apresentação na qual homenageou todas as mães, desde a mãe natureza até as mães adotivas.

O desfile, que terminou no começo da manhã deste domingo, teve ainda a apresentação da Pérola Negra - com um enredo dedicado a Itanhaem, cidade do litoral de São Paulo, por ocasião dos 480 anos de sua fundação.

Também desfilaram no Anhembi a Unidos de Vila Maria, que contou a história das mãos como instrumento de criação divina e artística, e a Tom Maior, que fez uma apresentação inspirada na paz aos homens de boa vontade.