Topo

Escolas de samba do Rio iniciam desfiles neste domingo

19/02/2012 15h06

Rio de Janeiro, 19 fev (EFE).- No terceiro dia de carnaval, os foliões seguem empolgados e também ansiosos para o início dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, que começa na noite deste domingo, a partir das 21h (horário de Brasília), e acaba somente na manhã da segunda-feira.

Nesta primeira noite de desfile do carnaval carioca, sete escolas passarão pela avenida: Renascer de Jacarepaguá, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade, Porto da Pedra, Beija-Flor e Vila Isabel, respectivamente nesta ordem.

Após as obras de ampliação da Marquês de Sapucaí, que foram finalizadas ainda nesta semana, os organizadores esperam receber um público de 72,5 mil pessoas neste domingo.

Os preços das entradas, que se esgotaram rapidamente, variam entre R$ 190 e R$ 550. No entanto, os lugares mais disputados e mais caros são os camarotes, geralmente alugados por grandes empresas, que organizam suas festas marcadas por celebridades, políticos, jogadores e estrelas internacionais, caso de Jennifer Lopez, Fergie e Hugh Hefner, o dono da revista "Playboy".

Na manhã deste domingo, os carros alegóricos das agremiações já formavam uma longa na avenida Presidente Vargas. Apesar da presença de muitos curiosos, a maioria dos carros estava coberto com plástico para não relevar as surpresas preparada pelos carnavalescos.

Vários carpinteiros e artesãos também trabalhavam nos últimos retoques destas luxuosas alegorias. A ideia é ajustar os pequenos detalhes e corrigir algumas pequenas imperfeições para chegarem impecáveis na Sapucaí.

Longe do glamour das escolas de samba, os cariocas também aproveitam o domingo para curtir alguns dos 93 blocos de rua que estão espalhados por diversos locais da cidade.

Algumas dessas festas são pequenas, embaladas por pequenas bandas de bairro e com dezenas de participantes, enquanto outras concentram milhares de pessoas, como o bloco Bangalafumenga, que nesta manhã reuniu aproximadamente 200 mil pessoas no Aterro do Flamengo, segundo os cálculos da Polícia Militar.

Os desfiles dos blocos e trios elétricos também embalam os foliões em Salvador, Recife e Ouro Preto, a histórica cidade mineira que se destaca com um dos carnavais mais populares do país.

Já em São Paulo, a manhã deste domingo foi marcada pelo encerramento do segundo dia dos desfiles. Uma das escolas a desfilar na última noite foi a Gaviões da Fiel, que apresentou um enredo centrado na figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente até pretendia participar da festa, mas foi aconselhado pelos médicos a se manter em repouso, já que está finalizando seu tratamento contra o câncer na laringe.

Apesar de estar distante do Anhembi, Lula esteve presente em dezenas de fantasias e, inclusive, gravou um vídeo para agradecer a homenagem e ser apresentado durante o desfile.

Caetano Veloso e Gilberto Gil foram outros destaques que roubaram a cena neste segundo dia de desfile do carnaval de São Paulo. Os cantores fizeram parte do desfile da escola Águia de Ouro, que abordou o tema Tropicália na avenida .