Topo

Começam os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro

19/02/2012 21h53

Rio de Janeiro, 19 fev (EFE).- Os desfiles de carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro começaram neste domingo em um sambódromo renovado para ampliar sua capacidade e recuperar o modelo original do famoso arquiteto Oscar Niemeyer.

A escola que estreou o sambódromo foi a Renascer de Jacarepaguá, uma agremiação que acabou de subir para o Grupo especial, a categoria de elite do carnaval carioca, que dedicou seu desfile ao rico colorido da obra do artista plástico brasileiro Romero Britto.

Nesta primeira noite de desfiles sete escolas vão se apresentar no sambódromo para cerca de 72.500 espectadores, um recorde desde a criação do local em 1984.

A nova marca foi possível graças às obras de ampliação, que duraram nove meses e terminaram nesta mesma semana, com um orçamento de R$ 30 milhões de reais.

Um setor de cadeiras desmontável foi instalado hoje por funcionários da Prefeitura do Rio, poucas horas antes do começo dos desfiles.

As obras permitiram construir 12.500 novos assentos e recuperar o modelo de escadarias simétricos ao longo dos 720 metros de avenida, como o tinha projetado Niemeyer, arquiteto que também foi responsável pela construção de Brasília em 1960 e que hoje tem 104 anos de idade.

Para construir as novas arquibancadas uma antiga fábrica de cerveja teve que ser demolida.

O novo desenho deu mais espaço às escolas de samba e também mudou as condições de iluminação e sonoridade, já que até o ano passado a música ressoava na parede da cervejaria e agora se dispersa, segundo explicaram vários integrantes das baterias.

Esta noite desfilam ainda Portela, Imperatriz, Mocidade, Porto da Pedra, Beija-Flor e Vila Isabel.

Cada uma das escolas conta com uma dezena de carro alegóricos, entre 4.000 e 6.000 integrantes, incluindo puxadores, passistas e centenas de percussionistas que compõem as baterias responsáveis pelo ritmo do samba-enredo. Na noite da segunda-feira desfilarão mais seis escolas.

O sambódromo teve uma prova de fogo na noite de sábado, com o desfile do chamado Grupo de Acesso.

Além de receber o carnaval, o sambódromo vai ser um dos palcos dos Jogos Olímpicos de 2016, nos quais será a sede da chegada da maratona e das provas de tiro com arco.