Topo

Milhares de foliões tomam as ruas do Rio para desfilar nos blocos

18/02/2012 14h37

Rio de Janeiro, 18 fev (EFE).- Centenas de milhares de pessoas ocuparam neste sábado as ruas do Rio de Janeiro e esbanjaram alegria e disposição para seguir os blocos espalhados por todos os pontos da cidade.

O Céu na Terra tomou o bairro de Santa Teresa com os primeiros raios de sol. Este tradicional bloco nunca avisa o horário de seu desfile para evitar aglomerações excessivas nas ruas estreitas do bairro.

Neste ano, por exemplo, o bloco saiu pouco antes das 7h, quando milhares de foliões fantasiados já aguardavam o início da festa. Três horas depois, ainda havia centenas de pessoas subindo as ladeiras do bairro para seguir o cordão.

Piratas, palhaços, trogloditas, dançarinas árabes e "Amy Winehouses" davam colorido ao desfile, onde também não faltaram pistolas de água, cerveja e refrescos de caipirinha congelada para amenizar o calor.

Até o ano passado a orquestra do Céu na Terra saía tradicionalmente a bordo de um dos centenários bondes que circulavam por Santa Teresa até que seu serviço foi suspenso em agosto do ano passado por um grave acidente que deixou seis mortos e cerca de 50 feridos.

A banda homenageou hoje o bonde, que era um ícone do bairro e uma das atrações turísticos do Rio, ao desfilar com uma réplica de papelão pintada com a mesma cor amarela e decorada com corações e flores.

Coincidindo com o final deste desfile, no centro de Rio, começava a festa do Cordão da Bola Preta, que deve reunir mais de dois milhões de pessoas.