Topo

Brasil se entrega ao carnaval com milhões de pessoas nas ruas

18/02/2012 15h08

Rio de Janeiro, 18 fev (EFE).- O Brasil se entregou ao carnaval e a suas grandes festas de rua neste sábado, com milhões de pessoas que encheram cidades como o Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

O Rio de Janeiro é neste sábado o epicentro do carnaval brasileiro com uma programação intensiva de 82 blocos que animam a festa, enquanto as escolas de samba aquecem motores para seus espetaculares desfiles de domingo e segunda-feira.

O maior bloco da cidade, o Cordão da Bola Preta, reuniu cerca de 2,2 milhões de pessoas, segundo a Polícia Militar, na avenida Rio Branco e ruas adjacentes do coração financeiro do Rio, onde praticamente era impossível transitar.

Nascido em 1918, o Cordão da Bola Preta é o bloco mais antigo e popular do Rio, e sempre toca marchinhas conhecidíssimas, como a "Cidade Maravilhosa", que se transformou em uma espécie de hino da cidade brasileira.

Os blocos de rua, que a cada ano atraem mais pessoas que o anterior, têm uma programação constante desde sexta-feira, que não vai enfraquecer nem por um instante até a próxima terça-feira, quando o carnaval carioca termina.

Em Salvador não há escolas de samba como no Rio de Janeiro, mas as ruas também se encheram neste sábado com milhões de pessoas atraídas pelos ritmos frenéticos da cultura africana e pela música axé.

Esta cidade concorre a cada ano com o Rio no número de turistas e em seus shows desta noite vai contar com artistas renomados como as cantoras Ivete Sangalo, Daniela Mercury e o grupo Chiclete com Banana, um dos mais populares das festas da Bahia.

Estes grupos desfilarão em cima de carros elétricos e serão seguidos pela rua por milhares de pessoas, que podem optar por desfrutar da festa de graça, ou em áreas exclusivas separadas da multidão por cordões, pelas quais se paga até US$ 500 por noite.

Recife, a capital de Pernambuco, foi palco neste sábado de outra das maiores festas do carnaval brasileiro, com milhões de pessoas no desfile do Galo da Madrugada, que começou às 9h e tinha a expectativa de se estender até a noite.

O Galo da Madrugada, que se considera o maior bloco de carnaval do mundo, este ano saiu às ruas com 25 caminhões equipados de potentes alto-falantes com música a todo volume para animar a festa.

A música mais tradicional do carnaval de Recife é o frevo, ritmo rápido dançado com um pequeno guarda-chuva colorido.

O desfile, que como em todos os anos foi liderado por um colorido galo de 26 metros de altura, contou também com enormes bonecos típicos da região que fizeram homenagem a Luiz Gonzaga, por ocasião do centenário de seu nascimento.

Em São Paulo, a maior cidade do país, o carnaval não possui a enorme participação popular nas ruas como nestas outras cidades, e a festa se concentra nos desfiles das escolas de samba, que a cada ano se aproximam mais dos espetáculos do Rio de Janeiro, onde a tradição nasceu.

O primeiro dia de desfiles começou na sexta-feira e terminou nesta manhã já com o nascer do sol. Nesta noite será realizado o segundo e último dia de desfiles, com sete escolas de samba.

As maiores aglomerações em São Paulo foram registradas na estrada que separa a cidade do litoral, onde um engarrafamento descomunal chegou a medir 47 quilômetros neste sábado, dos 60 quilômetros que separam a cidade de Santos.