Topo

Prefeito do Rio de Janeiro entrega chaves da cidade ao Rei Momo

17/02/2012 15h02

Rio de Janeiro, 17 fev (EFE).- Desde esta sexta-feira até a madrugada de Quarta-feira de Cinzas, o Rio de Janeiro está sob a regência do Rei Momo, que recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes, no ato que marca o início oficial de um dos carnavais mais famosos do mundo.

"Estou tomando licença neste momento para passar as chaves da cidade e o cargo de prefeito ao Rei Momo. Ele será quem exercerá todos os poderes por cinco dias", disse Paes em uma barulhenta e colorida festa no Palácio da Cidade, que contou com a participação da "corte" do carnaval, incluindo a rainha e as princesas.

O Rei Momo, encarnado por Milton Júnior, alegre e com aspecto bonachão, chegou ao Palácio da Cidade em uma limusine e foi recebido com tapete vermelho e beijo na mão pelo prefeito, que usava um chapéu Panamá e levava um cartaz com a frase: "Viva a monarquia".

"Declaro oficialmente aberto o carnaval do Rio de Janeiro", disse o Rei Momo, explicando que para ser coroado teve que provar que sua figura obesa não lhe impede de ser um excelente dançarino.

A festa de entrega de chaves da cidade teve a participação da banda oficial da Prefeitura e da bateria da escola de samba Beija-Flor, campeã do carnaval do ano passado.

O ato simbólico deu início a uma maratona de desfiles de escolas de samba e blocos, de festas populares e de bailes de salão que serão prolongados por cinco dias e para os quais são esperados 850 mil turistas, 250 mil deles estrangeiros, segundo as autoridades.

Segundo os cálculos da secretaria municipal de Turismo, os visitantes, que ocuparam cerca de 90% da capacidade hoteleira da cidade, sem contar os 90 mil que chegaram a bordo de 25 cruzeiros, deixarão na cidade cerca de US$ 620 milhões.

Esses números justificam os cartazes exibidos nesta sexta-feira no Palácio da Cidade pelos membros da Confraria do Garoto com frases como "Viva o turista" e "I love turista".

Paes se congratulou por poder entregar ao Rei Momo uma cidade com um carnaval renovado após as reformas ao qual foram submetidos o sambódromo e o Terreirão do Samba.

Apesar de o carnaval ter começado oficialmente nesta sexta-feira, muitos blocos realizaram nos últimos dias desfiles para afinar suas baterias, apresentar as músicas que compuseram para este ano e exibir as fantasias.

Os blocos são os protagonistas do chamado "carnaval de rua", porque equipados com amplificadores de som desfilam pelas vias públicas para a diversão de milhares de cariocas e turistas.