Topo

Ministro da Cultura grego renuncia após assalto no museu de Olímpia

17/02/2012 08h05

Atenas, 17 fev (EFE).- O ministro da Cultura grego, Pavlos Geroulanos, apresentou sua renúncia depois de um assalto à mão armada ocorrido no museu de Olímpia na manhã desta sexta-feira, informou a imprensa grega.

Dois ladrões encapuzados invadiram o museu por volta das 7h30 (3h30 de Brasília) e renderam o único guarda, que foi amarrado e amordaçado.

Os criminosos levaram entre 60 e 70 objetos, a maior parte estatuetas de bronze da coleção de História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Especialistas e arqueólogos do museu ainda não estimaram o valor das peças roubadas, conforme informação da agência de notícias "AMNA". Os ladrões teriam levado inclusive um anel de ouro.

O museu fica junto às antigas ruínas de Olímpia, local do nascimento das Olimpíadas da Antiguidade e a partir de onde ainda parte a tocha olímpica para os Jogos Olímpicos que ocorrem a cada quatro anos (em 2012 em Londres e em 2016 no Rio de Janeiro).

Apesar de ter apresentado sua renúncia (que ainda não foi aceita pelo primeiro-ministro), o ministro de Cultura foi ao local do crime assim que soube para avaliar a situação.

Com a crise econômica e o empobrecimento da sociedade na Grécia, um país com índices de delinquência muito baixos há cinco anos, aumentaram os roubos, especialmente em casas, supermercados, lojas e igrejas.

Além do roubo desta sexta-feira, em janeiro, ladrões invadiram a Galeria Nacional de Atenas e roubaram três obras, entre elas um Picasso e um Mondrian.