Topo

Curta brasileiro "Licuri Surfe" disputa Urso de Ouro em Berlim

17/02/2012 19h03

Berlim, 17 fev (EFE).- Entre os 27 filmes que concorrem ao Urso de Ouro de melhor curta-metragem nesta 62ª edição do Festival de Berlim, o cinema latino-americano se destaca com cinco concorrentes, incluindo o brasileiro "Licuri Surfe", de Guile Martins.

O filme, de 15 minutos, aborda a relação de um índio pataxó (Licuri) com o surfe, esporte que conheceu através da televisão e do contato com turistas que se aproxima de sua aldeia, localizada na Bahia. Apesar de morar em uma praia sem ondas, o jovem, que começou a praticar o esporte com um pedaço de madeira, despertou a atenção de Guile Martins por sua relação diferenciada com a água.

A produtora peruana Claudia Llosa - vencedora do Urso de Ouro de 2009, com o longa-metragem "A Teta Assustada" -, retorna a competição com o curta "Loxoro", uma co-produção entre Peru, Espanha, Argentina e Estados Unidos.

"La Santa", do chileno Mauricio López Fernández, o venezuelano "Nostalgia", de Gustavo Rondón Córdova, e a coprodução germânico-mexicana "Ein Mädchen Namens Yssabeau", da mexicana Rosana Cuellar, são outros representantes do cinema latino-americano no Berlinale.

O júri da seção curta-metragem, formado pela atriz alemã Sandra Hüller, pela artista palestina Emily Jacir e pelo cineasta irlandês David O'Reilly, anunciará o vencedor do prêmio neste sábado, na cerimônia de premiação oficial do Festival de Berlim.