Topo

Nobel de Literatura tem 210 candidatos ao prêmio em 2012

Escritor sueco Tomas Tranströmer, 80, é o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2011 - Jessica Gow/Scanpix/Arquivo/Reuters
Escritor sueco Tomas Tranströmer, 80, é o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2011 Imagem: Jessica Gow/Scanpix/Arquivo/Reuters

Copenhague

15/02/2012 15h57

Um total de 210 escritores, dos quais 46 nunca haviam sido candidatos, concorrem ao Nobel de Literatura 2012, informou o secretário permanente da Academia Sueca, Peter Englund.

O secretário publicou em seu blog que a Academia fechou na quinta-feira passadaa lista dos aspirantes ao prêmio, cujo vencedor do ano passado foi o poeta sueco Thomas Tranströmer.

Como parte da seleção de candidatos, a Academia multiplicou por cinco as solicitações para participar do processo enviadas a universidades nos Estados Unidos, embora o número de respostas "não tenha sido tão bom quanto esperávamos", indicou Englund. Por outro lado, "um número grande e incomum" de ganhadores do Nobel de Literatura exerceram seu direito de nomear aspirantes.

O Comitê do Nobel de Literatura envia a cada ano, em setembro, entre 600 e 700 cartas a pessoas e instituições renomadas para proporem candidatos ao prêmio.

Entre os que podem escolhê-los estão os membros da Academia Sueca e de outras organizações similares, professores de Literatura e Linguística de universidades, ganhadores do prêmio e presidentes de sociedades de autores representativas em seus países.

O Comitê deverá reduzir em abril a lista de aspirantes para 15 ou 20 nomes, que serão indicados como candidatos preliminares, e um mês depois ficarão apenas os cinco finalistas.

Entre os meses de junho e agosto, os membros do Comitê lerão as obras dos candidatos definitivos e em setembro começarão as discussões sobre seus méritos, seguida da eleição do vencedor ou vencedores em outubro.