Topo

Exposição em Frankfurt exalta influência da mídia na obra de Andy Warhol

Frankfurt

10/02/2012 17h05

O Museu de Arte Moderna de Frankfurt apresenta a partir desta sexta-feira (10) uma exposição que esmiúça a influência dos meios de comunicação de massas no obra do artista americano Andy Warhol.

Intitulada "Warhol: Headlines", a exposição apresenta as obras que o criador da Pop Art elaborou utilizando manchetes de jornais, verdadeiras críticas aos meios de comunicação de massa.

A mostra foi elaborada através de uma parceria entre a Galeria Nacional de Arte, de Washington; o Andy Warhol Museum, de Pittsburgh, e a Galleria Nacional de Arte Moderna de Roma, museus onde a exposição também deverá ser apresentada.

O interesse de Andy Warhol pelas manchetes de jornais se remete ao tempo em que era desenhista gráfico e publicitário em Nova York, nos anos 50.

Warhol, que em algumas ocasiões já chegou a dizer que "nunca lê, só olhas imagens", colecionava histórias em quadrinhos e recortes de jornais e revistas.

Entre as obras da exposição, que se estenderá até o dia 13 de maio em Frankfurt, se encontra "Daily News" (1962), um quadro pintado à mão. Neste, o artista investiga a função social dos meios de comunicação de massas, que começaram a ganhar influência nos anos 60.

A exposição também inclui obras de grande porte, como uma formada por capas da revista "Bunte" e intitulada de "Magazine & History"(1983), e outras duas feitas em parceria com Jean-Michel Basquiat.

Entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas e vídeos, as obras desta exposição também abordam outros temas, como personalidades famosas, a morte, as catástrofes e os eventos contemporâneos, temas retirados dos próprios meios de comunicação.

"Acho que a imprensa é uma arte", disse em alguma ocasião o artista que transformou em arte as latas de sopa Campbell e as garrafas de Coca-Cola, que considerava como verdadeiros ícones da cultura americana, assim como Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor e Jackie Kennedy.