Topo

"A Dama do Arminho" volta à Polônia após viagem pela Europa

09/02/2012 12h16

Varsóvia, 9 fev (EFE).- O quadro "A dama do arminho", pintado por Leonardo da Vinci no final do século XV, retornou ao museu nacional da Cracóvia (Polônia), onde é exposta normalmente, após uma fazer uma viagem europeia, que passou por Madri, Berlim e Londres.

O porta-voz do museu cracoviano, Katarzyna Bik, afirmou nesta quinta-feira que agora a tela passará por uma espécie de analise. A ideia é verificar ao certo o atual estado de conservação do quadro, já que o mesmo passou pelas principais salas da Europa.

A tela, de propriedade da Fundação Princesa Czartoryski da Cracóvia, é um dos retratos femininos do artista italiano.

No último ano, o quadro foi exposto em Madri dentro da exposição "Polônia, Tesouros e Coleções Artísticas", realizada no Palácio Real. Além da capital espanhola, "A Dama do Arminho" também visitou Berlim e Londres como parte de exposições sobre a pintura renascentista italiana.

Pintado em 1490, o quadro representa Cecilia Gallerani, uma jovem de 17 anos amante de Ludovico Sforza "O Mouro". Neste, Da Vinci retrata Cecilia com penteado e vestimenta caractiscas da Espanha.

Cecilia leva em seus braços um pequeno arminho, animal da família dos mustelídeos. A espécie de roedor faz alusão ao próprio Ludovico "O Mouro", também era conhecido como "ermellino" por ter recebido a Ordem do Arminho, concedida em 1488 pelo Don Fernando I de Aragão, Rei de Nápoles.