Topo

Niemeyer visita obras do sambódromo do Rio

08/02/2012 14h43

Rio de Janeiro, 8 fev (EFE).- O renomado arquiteto Oscar Niemeyer visitou nesta quarta-feira as obras de remodelação do sambódromo do Rio de Janeiro, desenhado por ele nos anos 80, e que estão prestes a terminar para receber os desfiles de carnaval neste mês.

Niemeyer, de 104 anos, circulou pela avenida cercada de arquibancadas em um carro de golfe durante cerca de 20 minutos na companhia do prefeito de Rio, Eduardo Paes, quem lhe explicou a evolução dos trabalhos de remodelação do local, que será reinaugurado no próximo domingo, segundo os planos da Prefeitura.

O arquiteto, que tem a voz fraca, murmurou perante dezenas de jornalistas que o sambódromo "melhorou muito" e avaliou o trabalho coletivo que permitiu recuperar o desenho original do local, com as escadarias simétricas nos dois lados da avenida.

O projeto inaugurado em 1984 não pôde ser executado segundo os planos de Niemeyer porque existia uma fábrica de cerveja em um dos lados, que foi demolida no ano passado.

A remodelação ampliará a capacidade de 60 mil até 72.500 lugares e servirá também para acolher as provas de tiro com arco e a chegada da maratona dos Jogos Olímpicos de 2016.

O carnaval do Rio de Janeiro começará no dia 17 com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo. Os desfiles no sambódromo das escolas de samba do Grupo Especial acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro.

O prefeito carioca afirmou a jornalistas no final da visita que Niemeyer lhe disse que reunir uma festa popular como o carnaval e os Jogos Olímpicos são a "consagração" de sua obra.

Paes também afirmou que a reforma será concluída a tempo para o carnaval, apesar de que ainda há várias escadarias inacabadas, nas quais trabalham dezenas de operários.

A obra de remodelação foi orçada em R$ 30 milhões que serão custeados pela cervejaria AmBev, proprietária da fábrica que foi fechada.

O prefeito também revelou que pediu ao arquiteto que desenhe as obras de remodelação da sede da escola de samba Mangueira, uma das mais populares da cidade.