Topo

Peru comemora Dia Nacional do Pisco

04/02/2012 22h18

Lima, 4 fev (EFE).- As comemorações pelo Dia do Pisco, bebida alcoólica nacional do Peru, se estenderam neste sábado por diversos pontos do país com degustações, exibições das adegas produtoras de pisco, pratos elaborados e exposições, onde participaram milhares de pessoas.

Em Lima, vários distritos reservaram uma homenagem ao pisco em suas praças, parques principais e shoppings, seja em sua versão tradicional ou nas inovações com frutas e até chocolate.

O público pôde saborear a bebida elaborada com algumas variedades de pisco.

A Prefeitura de Lima inclusive anunciou que no próximo sábado organizará o percurso pedestre "A Rota do Pisco" pelo centro da cidade, onde se visitará a Casa da Gastronomia, a Praça de Armas, e os tradicionais hotéis Maury e Bolívar, reconhecidos por seus coquetéis.

Na cidade sulina de Arequipa, mas de 4.000 pessoas se reuniram em torno da Praça de Armas para brindar com a bebida, de sabor forte, doce e ácido, desfrutando de blocos de rua e de danças típicas.

Tacna, cidade fronteiriça com o Chile, deve receber cerca de 4.000 chilenos, enquanto na cidade de Trujillo (norte), se pode conseguir a bebida a partir de um sol (US$ 0,37).

O voto do júri foi decisivo nas diferentes cidades para escolher os ganhadores dos concursos ao melhor pisco sour.

A receita clássica do pisco sour inclui a aguardente, suco de limão, xarope, clara de ovo, gelo e açúcar.