Topo

Marrocos usará ônibus-biblioteca para fomentar leitura no país

03/02/2012 16h42

Rabat, 3 fev (EFE).- O ministro de Cultura do Marrocos, Mohamed Amin Sbihi, anunciou que investirá em ônibus-biblioteca para fomentar a leitura nas comunidades mais isoladas do país.

O projeto faz parte de uma "política de cultura de proximidade", criada para atenuar as deficiências locais, explicou à Agência Efe Sbihi, que acrescentou que as infraestruturas culturais - como bibliotecas e salas de teatro - não superam as 250 instalações em todo Marrocos.

Segundo o ministro de Cultura, esses ônibus-biblioteca estão em fase experimental e, "dentro de alguns meses", começarão a entrar em circulação para atender os jovens e também todos os cidadãos das zonas rurais e remotas do país.

Em relação à carência de bibliotecas escolares no Marrocos, Sbihi ressaltou que seu departamento trabalha para integrá-las no sistema educacional, dentro do calendário semanal dos estudantes.

Para promover a cultura de proximidade, o titular de Cultura marroquina assinalou que pensa em criar pelo menos uma casa de cultura em cada localidade, todas financiadas com fundos públicos ou através de parcerias com entidades culturais.

Segundo o recente relatório de desenvolvimento cultural de Arab Thought Foundation (A fundação do pensamento árabe), a média de leitura do cidadão europeu é de aproximadamente 200 horas ao ano, enquanto a do cidadão árabe não supera os 6 minutos.