Topo

Rio de Janeiro prepara Carnaval com acento literário e artístico

02/02/2012 18h02

Rio de Janeiro, 2 fev (EFE).- As escolas de samba do Rio de Janeiro aceleram os preparativos de seus enormes carros alegóricos e de suas milhares de fantasias para os esperados desfiles de Carnaval, que será realizado nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro e destacará muitas homenagens aos escritores e artistas brasileiros.

Entre as 13 escolas de samba que integram o grupo especial, seis vão participar da disputa apostando em enredos focados em temas culturais ou personalidades, entre eles o escritor Jorge Amado, o artista plástico Romero Britto e o pintor Cândido Portinari.

A agremiação Renascer de Jacarepaguá aparece como uma das escolas mais ousadas neste aspecto, já que escolheu um artista vivo como tema: Romero Britto. Além de enredo, o artista plástico se ofereceu para participar do desfile e contribuir no desenho dos carros elaborados pelo carnavalesco Edson Pereira, o diretor artístico da escola.

Nesta quinta-feira, o carnavalesco afirmou que Britto, de maneira injusta, é mais conhecido fora do Brasil do que em seu próprio país e, por isso, a escola, que subiu ao grupo especial neste ano, decidiu transformá-lo no tema central de seu desfile.

"O Carnaval pode ser considerado como um veículo capaz de abrir uma porta para transmitir cultura ao Brasil e a todo o mundo. Romero (Britto) é um pintor reconhecido no mundo todo. Era o momento do artista ser reconhecido pelo público de seu próprio país", disse o carnavalesco à Agência Efe.

O diretor artístico da escola explicou que o maior desafio deste enredo foi usar as vivas cores dos quadros pop de Britto em seu lugar adequado para não gerar uma possível poluição visual.

Situado na Cidade do Samba - local onde a maioria das escolas possui seus armazéns - o barracão Renascer era um verdadeiro frenesi nesta quinta-feira. Mas, no lugar do som da bateria, o que se ouvia eram apenas martelos, maçaricos e outras ferramentas.

Dezenas de soldadores, carpinteiros, pintores e costureiros trabalhavam para transformar as ilustrações de Britto em figuras de papelão pedra e também em 3,5 mil fantasias.

Este cenário não era muito diferente no barracão da Mocidade Independente de Padre Miguel, onde os trabalhadores da escola moldavam em espuma algumas das figuras que ganharam vida nos murais do pintor brasileiro Cândido Portinari.

Uma dos carros alegóricos da escola, ainda com cheiro de tinta fresca e cola, trazia as imagens do painel "Guerra e Paz", uma obra exposta na sede da ONU que retrata os horrores dos conflitos armados.

Já a escola Imperatriz Leopoldinense realizará um desfile tendo como enredo o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, um dos principais escritores brasileiros do século XX.

Nascido em 1912 - na cidade de Itabuna, na Bahia -, Amado escreveu mais de 30 títulos, traduzidos para 42 idiomas, entre eles: "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Gabriela, Cravo e Canela" e "Capitães de Areia".

A musicalidade e a poesia regional também estarão presente no desfile da Acadêmicos do Salgueiro, que levará para a avenida a literatura de cordel, um gênero lírico típico do nordeste.

Em tom musical, mais nos acordes do samba, a escola Unidos da Tijuca dedicará seu desfile ao compositor Luis Gonzaga, um dos maiores nomes do forró, falecido em 1989.

Já a Beija-Flor, a escola campeã do último ano, homenageia em seu desfile à cidade de São Luis. Além de apresentar as curiosidades da capital do Maranhão, a escola aproveitará a homenagear Joãosinho Trinta. Considerado como um dos maiores artistas da história recente do Carnaval, o carnavalesco morreu no último mês de dezembro.