Topo

Marmota Phil prevê que inverno nos EUA terá seis semanas a mais

02/02/2012 14h25

Washington, 2 fev (EFE).- Ao acordar na cidade de Punxsutawney, nos Estados Unidos, a marmota vidente Phil previu na manhã desta quinta-feira que o inverno desse ano terá seis semanas a mais.

Milhares de pessoas se reuniram num frio ligeiramente abaixo de zero para assistir a curiosa tradição de raízes germânicas: às 7h25 (hora local), a marmota saiu de sua toca e olhou para sua própria sombra, o que significa que o inverno nos EUA será maior.

Se Phil tivesse olhado para frente, a primavera desse ano chegaria mais rápido no país.

O inverno na costa leste dos EUA está mais quente do que o habitual, com temperaturas que não estão chegando frequentemente a menos de zero grau.

Desde 1986 a marmota prevê como será a estação. Na maioria das vezes, o roedor observa a própria sombra, o que significa que o inverno durará até março.

Os encarregados de realizar o ritual em Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, acreditam que o animal acertou cem por cento em suas previsões.

Já a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) não considera uma "ideia brilhante" confiar numa marmota metereológica. Segundo as estatísticas, a época mais fria do ano nos EUA ocorre entre a primeira semana de dezembro e o começo de março.

A marmota foi levada para as telas do cinema em 1993, quando o filme "Feitiço do Tempo", com Bill Murray, relatou a curiosa tradição de Punxsutawney.