Topo

Christie's exibe 38 quadros de Liz Taylor que serão vendidos em leilão

Funcionária da casa de leilão Christie"s exibe obra de Van Gogh, "Vue de l"asile et de la Chapelle de Saint-Remy", que pertencia à Elizabeth Taylor e que vai a leilão - EFE/Kerim Okten
Funcionária da casa de leilão Christie's exibe obra de Van Gogh, "Vue de l'asile et de la Chapelle de Saint-Remy", que pertencia à Elizabeth Taylor e que vai a leilão Imagem: EFE/Kerim Okten

02/02/2012 13h15

Londres, 2 fev (EFE).- A casa de leilões Christie's apresentou nesta quinta-feira à imprensa 38 quadros que pertenceram à atriz Elizabeth Taylor, entre elas pinturas valiosas de Van Gogh, Camille Pissarro e Degas.

As obras serão vendidas nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Londres, num leilão de arte moderna e impressionista, que inclui também quadros de Picasso, Juan Gris e Miró.

A casa afirmou que espera arrecadar cerca de 175 milhões de euros. A Christie's estima que só a coleção da atriz tem um valor entre 103 e 153 milhões de euros.

Em dezembro, em Nova York, foram leiloados jóias e outros objetos pessoais de Elizabeth Taylor por um preço total de US$ 156 milhões, mais do que o previsto inicialmente.

Entre as obras que serão vendidas em Londres se destacam um autorretrato de Degas, avaliado em 510 mil euros, "Macieiras de Eargny", de Pissarro, de 1,3 milhões de euros, e "Vista lateral da capela de Saint-Remy", de Van Gogh, a jóia da coleção, de 8,5 milhões de euros.

A atriz, que morreu em Los Angeles no ano passado, comprou a maior parte da sua coleção nos anos 60. Nascida em Londres, em 1932, Liz Taylor herdou a paixão pela pintura de seu pai, Francis Taylor, que era marchand de arte e teve uma galeria na rua Old Bond Street antes da família se mudar para a Califórnia no início da Segunda Guerra Mundial.

Além da coleção da artista, Christie's leiloará obras modernistas, impressionistas e surrealistas, entre elas "Le livre", do cubista Juan Gris, pintada entre 1914 e 1915 e avaliada em até 22 milhões de euros.

Outro quadro que será vendido, por um preço estimado de 7,3 milhões de euros, é "Femme au fauteuil", de Pablo Picasso, uma gravura pintada em 1939 que retrata sua amante Dora Maar.

De Joan Miró, Christie's leiloará "Painting-poem", pelo qual espera arrecadar 10,8 milhões de euros. Além disso, serão vendidos quadros de Claude Monet, Wassily Kandinsky, René Magritte e Robert Delaunay.