Topo

Descoberta prova que cópia de Mona Lisa foi feita em paralelo a original

01/02/2012 14h39

Madri, 1 fev (EFE).- O Museu do Prado de Madrid, após um processo de restauração de sua cópia do famoso quadro de Leonardo da Vinci, "La Gioconda" (Mona Lisa), descobriu que sua relevância é maior do que era considerada até agora, já que a reprodução foi realizada na própria oficina do artista italiano e em paralelo ao original.

Segundo fontes do museu espanhol, os restauradores descobriram sob o fundo negro do quadro, acrescentado posteriormente, a própria paisagem toscano que a "Mona Lisa" do Louvre. Esta cópia, em melhor estado de conservação, traz novas considerações ao enigmático quadro de Lisa Gherardini e seu icônico sorriso.

Com maior nitidez do "sfumato" criado por da Vinci e uma nova luminosidade no rosto da retratada, que mostra uma Mona Lisa não tão madura como se intuía no original, o descobrimento desta cópia foi certificado não só pelo Prado, mas também pelo próprio museu do Louvre, na França.

A conclusão que esta cópia de "La Gioconda" (Mona Lisa) foi pintada simultaneamente e na própria oficina de Da Vinci foi obtida ao descobrir, com ajuda de específicos aparelhos, que as retificações da cópia são praticamente exatas ao original, o que faz pensar que um discípulo presenciou o processo de criação da obra e fez as mesmas mudanças que Da Vinci.

A obra já era datada no primeiro terço do século XVI, sendo contemporânea à obra de Da Vinci. Mas, agora, o que entra em debate é a autoria desta cópia, dividida entre dois de seus alunos mais próximos: Andrea Salai e Francesco Melzi.

Além de dimensões muito parecidas à de Leonardo da Vinci (76x57cm a do Prado, 77x53cm o original), a descoberta também comprovou que a obra foi feita sobre nogueira, assim como a autêntica Mona Lisa.Anteriormente, acreditava-se que a cópia tinha sido feito sobre carvalho e, por isso, não poderia ter sido feito na Itália.

A descoberta do Prado será apresentada oficialmente no dia 21 de fevereiro. Posteriormente, ao lado da original, a reprodução também será exposta no Louvre, integrando uma mostra que o museu prepara sobre "Sant'Anna", também de Leonardo da Vinci, que será realizada entre 29 de março e 25 de junho.