Topo

Entretenimento

Víctor García de la Concha é o novo diretor do Instituto Cervantes

27/01/2012 11h50

Madri, 27 jan (EFE).- O filólogo Víctor García de la Concha, que dirigiu o Real Academia Espanhola (RAE) entre 1998 e 2010, foi nomeado nesta sexta-feira como o novo diretor do Instituto Cervantes.

Depois de uma reunião do Conselho de Ministros, o nome do novo diretor foi anunciado pela vice-presidente do Governo, Soraya Sáenz de Santamaría.

A nomeação do filólogo foi confirmada uma semana depois que o escritor peruano Mario Vargas Llosa rejeitasse o convite do Governo para presidir esta instituição, criada em 1991. Atualmente, o Instituto Cervantes conta com 77 centros de ensino, distribuídos em 44 países dos cinco continentes.

Doutor em Filologia e formado em Teologia, De la Concha, que nasceu no dia 2 de janeiro de 1934, é um grande especialista em literatura medieval, renascentista e contemporânea, incluindo a poesia espanhola do século XX - que destaca figuras como Antonio Machado e Juan Ramón Jiménez.

Eleito acadêmico da RAE na vaga de Ricardo Gullón (poltrona "c"), De la Concha ingressou na instituição no dia 10 de maio de 1992 com o discurso "Filologia e mística: San Juan de la Cruz, 'Chama de amor viva'".

Posteriormente, no dia 3 de dezembro de 1998, ele substituiu Fernando Lázaro Carreter na direção da RAE, um cargo que assumiu oficialmente no dia 21 de janeiro de 1999 e se despediu no dia 16 de dezembro de 2010.

Entre 2005 e 2010, De la Concha presidiu a Fundação do Espanhol Urgente (Fundéu BBVA), o órgão impulsionado pela agência EFE e pela entidade bancária para firmar um bom uso do idioma espanhol nos meios de comunicação.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento