Entretenimento

García de la Concha: "Cervantes trabalhará junto com América Hispânica"

27/01/2012 14h27

Madri, 27 jan (EFE).- Víctor García de la Concha se dedica há mais de 13 anos à língua espanhola em colaboração com as instituições hispano-americanas, e crê que este foi o principal motivo pelo qual o governo espanhol o nomeou nesta sexta-feira diretor do Instituto Cervantes.

"O que está por trás da minha nomeação - disse García de la Concha em declarações à Agência Efe - é a visão da América e o fato de que o ensino da língua espanhola deve ser sempre enriquecido pela visão americana, e, portanto, é preciso trabalhar junto com eles".

Diretor da Real Academia Espanhola de 1998 a 2010, García de la Concha potencializou durante seu mandato a relação com as academias hispano-americanas da língua espanhola, com as quais a RAE preparou obras tão importantes como o "Dicionário Pan-Hispânico de Dúvidas", e a nova "Gramática da Língua Espanhola".

"O Cervantes tem como missão a difusão da língua e cultura espanhola, e o governo entende que neste quesito tenho uma ampla experiência acumulada. Seria egoísta da minha parte não aceitar essa proposta, pois posso servir ao país nesse sentido", afirmou.

O esquema proposto pelo governo de Mariano Rajoy para o Cervantes é o mesmo pensado para o escritor peruano Mario Vargas Llosa, que na semana passada recusou a oferta feita pelo Executivo para presidir o instituto.

Ou seja, García de la Concha será o diretor da instituição, mas o trabalho executivo será encarregado a Rafael Rodríguez Ponga, que ocupou várias direções gerais em antigos governos conservadores, de acordo com fontes consultadas pela Efe.

García de la Concha recebeu na quinta-feira o convite do ministro das Relações Exteriores, José Manuel García Margallo, e lhe pediu algumas horas para refletir sobre a proposta, antes de aceitá-la na última hora da tarde.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo