Topo

Pianista Paul Lewis considera "desafio atrativo" interpretar Beethoven

26/01/2012 16h32

Santa Cruz de Tenerife (Espanha), 26 jan (EFE).- Após tocar integralmente os concertos para piano de Beethoven, o britânico Paul Lewis afirmou nesta quinta-feira que interpretar o compositor alemão continua sendo "um desafio atrativo".

Considerado um dos melhores pianistas do mundo, Paul Lewis destacou em entrevista à Agência Efe a ternura das melodias de Beethoven, um dia antes de interpretar no Festival de Música das Ilhas Canárias, na Espanha, o concerto para piano número cinco do compositor, conhecido como Concerto do Imperador, acompanhado da Orquestra Sinfônica de Tenerife.

"É um desafio pois como se trata de uma boa música, a cada vez que se volta a tocá-la é diferente", disse o pianista, que executa esse composição a mais de 15 anos.

Muitas vezes incompreendida pelo público jovem, o britânico insistiu que todo mundo é capaz de gostar de música clássica, "a melhor coisa é escutar uma peça pela primeira vez", explicou.

A inexperiência do ouvinte faz com que ele se aproxime da melodia de forma "fresca e virgem", disse Lewis, que acredita que o verdadeiramente importante é escutar com honestidade.