Fundador do MegaUpload e 3 diretores vão à justiça neo-zelandesa
Auckland (Nova Zelândia), 22 jan (EFE).- O principal cérebro do MegaUpload, Kim Schmitz, e três diretores do portal fechado pelo FBI (polícia federal americana) por suposta pirataria informática se sentaram nesta segunda-feira (data local) no banco de um tribunal neozelandês, após permanecer três dias em prisão preventiva.
Schmitz, mais conhecido por Kim Dotcom; os também alemães Finn Batato, de 38 anos e chefe técnico do portal; Mathias Ortman, de 40 anos e cofundador do Megaupload; e o holandês Bram van del Kolk, de 29 anos; foram levados do centro de detenção até o tribunal.
A audiência começou por volta das 11h (horário local, 20h de Brasília do domingo) em uma sala cheia de público e sobretudo de jornalistas.
O primeiro a aparecer na sala foi Schmitz, vestido de preto, seguido dos outros três acusados.
Os representantes legais dos quatro detidos solicitaram a liberdade pagando uma fiança de seus clientes pelo fato de que na sexta-feira passada o tribunal ordenou sua prisão preventiva e desprezou um primeiro pedido de liberdade condicional.
Todos foram detidos no mesmo dia em uma operação realizada pela Polícia neo-zelandesa e assistida por agentes do FBI, em resposta a um requerimento das autoridades americanas, que solicitaram a extradição dos quatro acusados.
No caso de a justiça da Nova Zelândia conceder a extradição de Schmitz e dos outros três detidos, estes enfrentarão nos Estados Unidos acusações por crime organizado, lavagem de dinheiro e de violação da lei de direitos de propriedade intelectual, delitos pelos quais, se forem declarados culpados, podem ser condenados a uma pena máxima de 50 anos de prisão.
As autoridades dos EUA fecharam na quinta-feira passada o portal de downloads MegaUpload ao considerar que faz parte de "uma organização delitiva responsável por uma grande rede de pirataria informática mundial" que causou mais de US$ 500 milhões em perdas ao transgredir os direitos autorais de propriedade intelectual de companhias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.