Entretenimento

Fundador do MegaUpload e 3 diretores vão à justiça neo-zelandesa

22/01/2012 21h55

Auckland (Nova Zelândia), 22 jan (EFE).- O principal cérebro do MegaUpload, Kim Schmitz, e três diretores do portal fechado pelo FBI (polícia federal americana) por suposta pirataria informática se sentaram nesta segunda-feira (data local) no banco de um tribunal neozelandês, após permanecer três dias em prisão preventiva.

Schmitz, mais conhecido por Kim Dotcom; os também alemães Finn Batato, de 38 anos e chefe técnico do portal; Mathias Ortman, de 40 anos e cofundador do Megaupload; e o holandês Bram van del Kolk, de 29 anos; foram levados do centro de detenção até o tribunal.

A audiência começou por volta das 11h (horário local, 20h de Brasília do domingo) em uma sala cheia de público e sobretudo de jornalistas.

O primeiro a aparecer na sala foi Schmitz, vestido de preto, seguido dos outros três acusados.

Os representantes legais dos quatro detidos solicitaram a liberdade pagando uma fiança de seus clientes pelo fato de que na sexta-feira passada o tribunal ordenou sua prisão preventiva e desprezou um primeiro pedido de liberdade condicional.

Todos foram detidos no mesmo dia em uma operação realizada pela Polícia neo-zelandesa e assistida por agentes do FBI, em resposta a um requerimento das autoridades americanas, que solicitaram a extradição dos quatro acusados.

No caso de a justiça da Nova Zelândia conceder a extradição de Schmitz e dos outros três detidos, estes enfrentarão nos Estados Unidos acusações por crime organizado, lavagem de dinheiro e de violação da lei de direitos de propriedade intelectual, delitos pelos quais, se forem declarados culpados, podem ser condenados a uma pena máxima de 50 anos de prisão.

As autoridades dos EUA fecharam na quinta-feira passada o portal de downloads MegaUpload ao considerar que faz parte de "uma organização delitiva responsável por uma grande rede de pirataria informática mundial" que causou mais de US$ 500 milhões em perdas ao transgredir os direitos autorais de propriedade intelectual de companhias.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo