Entretenimento

FBI fecha site Megaupload por pirataria

19/01/2012 20h32

Washington, 19 jan (EFE).- O FBI (polícia federal americana) anunciou nesta quinta-feira o fechamento da página de downloads Megaupload após uma investigação de dois anos que resultou na prisão de quatro pessoas na Nova Zelândia pelo suposto crime de pirataria virtual.

As autoridades acusam o site de fazer parte de "uma organização criminosa responsável por uma enorme rede de pirataria na informática mundial" que causou mais de US$ 500 milhões em danos aos donos de direitos autorais.

O FBI afirmou que a operação encerrada nesta quinta não tem conexão com o projeto de lei antipirataria promovido pelo Congresso dos Estados Unidos e que provocou o "blecaute" ontem de várias páginas em sinal de protesto.

Em seu comunicado, o serviço secreto afirmou que esta operação "se encontra entre os maiores casos criminais contra os direitos autorais de propriedade intelectual já feitos pelos EUA e ataca diretamente a existência de um depósito de conteúdo público e distribuição para cometer e facilitar o crime contra a propriedade intelectual".

Por enquanto, quatro pessoas foram detidas em Auckland, na Nova Zelândia, e buscas foram realizadas nos EUA e outros nove países, nas quais foram apreendidos US$ 50 milhões em ativos informáticos.

"Durante mais de cinco anos", de acordo com a acusação, "a organização operou sites que reproduziam ilegalmente e infringiam as leis dos direitos autorais, incluindo filmes antes de sua estreia, músicas, programas de televisão, livros eletrônicos e softwares de entretenimento".

Através do Megaupload e outras páginas associadas, os acusados conseguiram um lucro de U$S 175 milhões.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo