Topo

Entretenimento

Yoko Ono faz exposição na Índia e dedica sua obra às mulheres do país

12/01/2012 14h26

A artista e ativista pela paz japonesa Yoko Ono homenageou nesta quinta-feira (12) às mulheres indianas, às quais dedicou uma série de exposições de arte e atuações suas que começam a partir da sexta-feira em Nova Délhi.

"Tenho um carinho muito grande pelas indianas. Devemos acreditar no poder das mulheres, tratá-las bem para que elas tragam a próxima geração", disse em entrevista coletiva a viúva de John Lennon, segundo a Agência local "Ians".

Yoko, de 78 anos, explicou que desde sua chegada à capital indiana recebeu o calor "de mulheres indianas bonitas e inteligentes", o que "demonstra que a Índia está se levantando ou que já se levantou".

"Vou aprender muito com elas. A Índia e a China serão as principais potências econômicas do mundo", disse a artista.

Yoko lembrou da visita que fez décadas atrás com Lennon pouco depois de o cantor dos Beatles ter feito com o grupo uma visita a um "ashram" (centro de meditação) na localidade de Rishikesh, no norte da Índia, em 1968.

"Foi depois que eles vieram e se encantaram com esse lugar. Primeiro fomos a Mumbai, ficamos dois dias e depois visitamos o acampamento de um guru espiritual nas montanhas", disse a artista, que acrescentou: "nos sentimos importantes por assistir a aula dele. Mas homens e mulheres não podiam sentar juntos. John e eu ficamos em lados opostos. Foi um pouco rude", destacou.

As obras de Yoko serão expostas em 24 sedes diferentes da capital indiana como museus e galerias a partir desta sexta-feira, pelo 60º aniversário das relações diplomáticas indo-japonesas.

Entre essas obras, Yoko destacou uma "performance" com o título "À Índia, com amor" que a artista japonesa fará no próximo domingo no centro cultural Habitat.

Yoko preparou uma versão indiana de sua "Árvore dos Desejos" para a qual já está há tempos recolhendo pedidos de cidadãos indianos.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento