Entretenimento

Estilo mendigo vira tendência para homens na Pitti Uomo 2012

11/01/2012 14h57

Florença (Itália), 11 jan (EFE).- Está de moda vestir como um mendigo, um estilo desalinhado, monocromático e desestruturado, embora extremamente estudado e cheio de cuidados, o qual pode ser conferido na feira de moda Pitti Uomo, considerada a maior do setor.

Esta tendência, inspirada nos moradores de rua nova-iorquinos, é uma das novidades que foi apresentada nesta quarta-feira nesta plataforma de moda de Florença, onde mais de mil marcas exibem suas tendências para a coleção outono-inverno 2012-2013.

Seguindo o caminho do homem vagabundo que Marc Jacobs lançou há seis temporadas e, que mais tarde, John Galliano desenhou para Dior, muitas marcas italianas e espanholas se inspiram no "desalinhamento" para criar um novo conceito de roupas para homem.

O estilo "mendigo" se baseia na sobreposição de peças e "está sendo confeccionada com muito carinho. Os modelos são fabricados com tecidos naturais, como a lã, a flanela e o 'tweed', para gerar esse caráter de negligência e de abandono", explicou Raúl Romero, da grife Scalpers.

De forma caprichosa, os modelos apresentados contam com calças de veludo, jaquetas cruzadas, camisas enrugadas, camisetas e pólos puídos, coletes, cachecóis, gorros, luvas, botas de cordões e sapatos a modo de chinelos de pano. Tudo isso para configurar o estilo mendigo.

Neste 'look' predominam as cores sóbrias - preto, marrom, cinza e azul marinho militar -, em uma clara intenção de acentuar esse caráter desalinhado, que, em plena crise econômica, pode ressurgir com sucesso.

No entanto, a riqueza das texturas e dos detalhes nos acabamentos das peças não nos deixar esquecer que estamos diante do grande teatro da moda, onde o luxo se disfarça de farrapo em nome da tendência e os desenhos "prêt à porter" evocam a indigência e ocupam grande parte desta feira.

Nesta 81º edição, a Pitti Uomo também aborda o ritmo frenético da moda, que obrigam os seguidores a mudarem rapidamente de um estilo para outro. Antes, se levavam os sapatos tipo "oxford", agora são as botas de cordões trabalhadas em peles.

O mundo da moda evolui. O que se leva agora, amanhã não lava mais. Desta forma, o homem moderno vai passando pelos diferentes estilos: desde o mais urbano, com o típico e clássico traje de jaqueta, até o estilo vagabundo, sem se esquecer do "dandy", "grunge", "hippy", "mod" e esportivo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo