Topo

Google acrescenta informações pessoais aos resultados de buscas

10/01/2012 21h09

Los Angeles (EUA), 10 jan (EFE).- O Google anunciou nesta terça-feira uma atualização do buscador para incluir resultados com informações pessoais nas respostas às consultas realizadas pelos usuários, divulga o blog da empresa nesta terça-feira.

A ferramenta Search Plus Your World, de uso opcional, estará disponível de forma progressiva para internautas com contas Google que fizerem buscas em inglês. Ela poderá ser ativada e desativada através de um ícone situado no canto direito da tela.

"Estamos transformando o Google em um buscador que entende não só o conteúdo, mas também as pessoas e as relações", diz Amit Singhal, engenheiro da companhia.

O novo sistema busca promover o Google+ (rede social do Google) no dia a dia dos milhões de usuários do buscador. A medida foi entendida pelos analistas como uma nova tentativa da empresa de conquistar terreno dominado pelo Facebook.

Os resultados de consultas no modo Search Plus Your World refletirão informações sobre o usuário, como fotografias e publicações feitas no Google+ relativas à busca, além de sugerir pessoas e páginas para seguir na rede social.

O Google indica que as informações pessoais nas buscas só serão visíveis pelo usuário que fizer a busca e tiver o mesmo nível de segurança que os e-mails.