Topo

Quadros de Picasso e Mondrian são roubados de Galeria Nacional de Atenas

Policiais investigam em Atenas roubo de obras de Picasso e Mondrian na Galeria Nacional de Arte (09/01/12) - AFP
Policiais investigam em Atenas roubo de obras de Picasso e Mondrian na Galeria Nacional de Arte (09/01/12) Imagem: AFP

09/01/2012 10h09

Obras de Pablo Picasso e Piet Mondrian foram roubadas na madrugada de domingo (8) da Galeria Nacional de Arte de Atenas, na Grécia.  "Cabeça de Mulher", de Pablo Picasso, é um óleo que data de 1939 e mede 56 centímetros por 40. E o quadro "Molino", de Piet Mondrian, é de 1905.

Também foi roubado um desenho do artista Guglielmo Caccia, do século XVII, a representação do êxtase de um santo.

As primeiras informações desta segunda-feira indicam que homens entraram no museu depois de forçar uma porta de emergência de uma sacada da sobreloja e roubaram duas obras.

Segundo a "AMNA", o "Picasso" roubado foi dado à Galeria Nacional de Arte de Atenas em 1940 por uma associação francesa.

A Polícia revelou que o alarme do museu foi ativado às 4h52 (de Brasília), momento em que um dos guardas viu um homem deixando o prédio correndo. Só então o vigilante percebeu o desaparecimento das pinturas e alertou a Polícia.

A Galeria Nacional exibe principalmente arte grega dos séculos 19 e 20, mas precisamente no domingo encerrou uma mostra de obras de mestres europeus incluindo inúmeros desenhos e pinturas de autores como Albrecht Dürer e Rembrandt Van Rijn.

(Com informações da AFP)