Topo

Fundação Guggenheim apresentará estudo para criação de museu em Helsinque

09/01/2012 12h03

Helsinque, 9 jan (EFE).- A Fundação Solomon R. Guggenheim apresentará nesta terça-feira em Helsinque as conclusões de um estudo de viabilidade que analisa a possível construção de um novo museu da franquia nova-iorquina na capital finlandesa.

O diretor-geral do museu Guggenheim Bilbao, Juan Ignacio Vidarte, e o subdiretor da Fundação Guggenheim, Ari Wiseman, serão os encarregados de apresentar o tal estudo, cujo custo deverá superar os US$ 2,5 milhões.

A apresentação, que será realizada no centro de congressos Finlândia Hall, deverá ser acompanhada pelo prefeito de Helsinque, Jussi Pajunen, pelo diretor do Museu de Arte da cidade, Janne Gallen-Kallela-Sirén, e outras personalidades da vida política e cultural do país nórdico.

Apesar de não terem adiantado nada sobre as conclusões do estudo de viabilidade, Wiseman já havia confirmado que a fundação nova-iorquina tinha intenção de assumir a construção de um novo museu em Helsinque.

O projeto, que deverá ser aprovado pela Prefeitura de Helsinque, também precisará receber o aval do Comitê Executivo do Guggenheim Bilbao, já que a pinacoteca basca tem o direito de vetar a edificação de novos museus da franquia na Europa.

A ideia de construir um museu Guggenheim em Helsinque surgiu há quase três anos, quando a revitalização dos píeres de carga do porto sul, próximo ao centro urbano, abriu passagem para a elaboração de um grande projeto de renovação urbanística.

A antiga zona portuária foi revitalizada graças à construção de um novo porto mais afastado do centro, o qual gerou o espaço de 250 hectares de terreno urbanizável, onde atualmente se desenvolvem diversos projetos residenciais.

Em janeiro de 2011, as autoridades municipais encarregaram à fundação nova-iorquina de assumir a realização de um estudo "conceitual e de desenvolvimento" para analisar a possibilidade de construção de um museu da prestigiada franquia.

A intenção das autoridades finlandesas era imitar o modelo de Bilbao, cujo museu Guggenheim, com quase um milhão de visitantes ao ano, deu um forte impulso econômico e prestígio internacional à cidade basca desde sua abertura em 1997.

Na atualidade, existem quatro museus Guggenheim no mundo, localizados em Nova York, Bilbao, Berlim e Veneza, além de um quinto que está sendo erguido em Abu Dhabi, o qual deverá ser inaugurado em 2013.